Avançar para o conteúdo principal

Módulo solar fotovoltaico-térmico consegue atingir uma eficiência de 80%


Módulo Solar Fotovoltaico com absorsor térmico

As inovações e desenvolvimentos promissores no setor solar fotovoltaico não param de surgir, tornando a energia solar fotovoltaica como a principal aposta para um futuro de autossuficiência energética.

Módulo fotovoltaico-térmico com eficiência de quase 80%

Um grupo de cientistas indiano conseguiu desenvolver um módulo fotovoltaico-térmico capaz de atingir uma eficiência total combinada de 79,6%.

Este valor resulta da combinação dos 13% de eficiência elétrica garantidos pelo painel solar, com os 66,6% de eficiência térmica.

O sistema em questão foi construído com recurso a um painel fotovoltaico retangular de 100 W, em conjunto com a aplicação de uma técnica de arrefecimento baseada em material de mudança de fase que usa biochar (carvão vegetal produzido a partir de biomassa e muito rico em carbono) extraído de uma planta aquática denominada jacinto-de-água. Esta planta pode ser encontrada principalmente no sudeste asiático e na América do Sul.

Segundo o investigador Dudu Das, este sistema baseado em água tem a capacidade de aquecer a mesma ao ponto da temperatura ser suficiente para uma utilização doméstica.

Como nasceu este sistema solar fotovoltaico-térmico

O painel de 100 W que foi utilizado para construir este sistema foi facultado pela indiana Central Electronics Limited, tendo sido empregue em conjunto com o mesmo um absorsor de configuração espiral retangular com tubos de cobre com 7.9 mm de diâmetro, e o material de mudança de fase baseado em biochar.

Módulo Solar Fotovoltaico-Térmico
Módulo Solar Fotovoltaico-Térmico

Os tubos foram então fixados na superfície traseira do painel fotovoltaico, com recurso a um adesivo de condutividade térmica 0,14 W por milikelvin. Depois disso, uma camada de apenas 10 mm de material de mudança de fase baseado em biochar foi inserida a partir de um canto, começando a preencher o espaço diagonalmente.

Após isto, o painel solar fotovoltaico foi então isolado com uma camada de espuma de polietileno, e uma tampa de acrílico teve de ser colocada de forma a proteger o sistema de humidade, impurezas e vento.

A melhor eficiência energética conseguida pelo painel foi obtida quando o mesmo foi testado no exterior com um ângulo de inclinação de 26 graus.

Segundo os cientistas, o composto de biochar regulou com sucesso a fuga térmica do sistema fotovoltaico-térmico, e graças a isso a eficiência térmica, mesmo após uma a descida da radiação solar, permaneceu perto dos 50%, sendo que sem o composto o valor provável seria de 38%. Este valor atingiu picos entre 60,3% e 71,2%.

“A condutividade térmica do material de mudança de fase é aumentada em até 1,55 vezes com a adição de biochar de jacinto-de-água como matriz de suporte”, disseram os cientistas, destacando a importância deste composto.

Concluíram ainda referindo que: “Uma informação interessante que o trabalho apresentou é que a diferença na saída elétrica entre o sistema fotovoltaico-térmico com composto de mudança de fase e o sistema fotovoltaico, durante as horas de pico do sol, pode chegar a 18 W”. 


Módulo solar fotovoltaico-térmico consegue atingir uma eficiência de 80% (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...