Avançar para o conteúdo principal

Módulo solar fotovoltaico-térmico consegue atingir uma eficiência de 80%


Módulo Solar Fotovoltaico com absorsor térmico

As inovações e desenvolvimentos promissores no setor solar fotovoltaico não param de surgir, tornando a energia solar fotovoltaica como a principal aposta para um futuro de autossuficiência energética.

Módulo fotovoltaico-térmico com eficiência de quase 80%

Um grupo de cientistas indiano conseguiu desenvolver um módulo fotovoltaico-térmico capaz de atingir uma eficiência total combinada de 79,6%.

Este valor resulta da combinação dos 13% de eficiência elétrica garantidos pelo painel solar, com os 66,6% de eficiência térmica.

O sistema em questão foi construído com recurso a um painel fotovoltaico retangular de 100 W, em conjunto com a aplicação de uma técnica de arrefecimento baseada em material de mudança de fase que usa biochar (carvão vegetal produzido a partir de biomassa e muito rico em carbono) extraído de uma planta aquática denominada jacinto-de-água. Esta planta pode ser encontrada principalmente no sudeste asiático e na América do Sul.

Segundo o investigador Dudu Das, este sistema baseado em água tem a capacidade de aquecer a mesma ao ponto da temperatura ser suficiente para uma utilização doméstica.

Como nasceu este sistema solar fotovoltaico-térmico

O painel de 100 W que foi utilizado para construir este sistema foi facultado pela indiana Central Electronics Limited, tendo sido empregue em conjunto com o mesmo um absorsor de configuração espiral retangular com tubos de cobre com 7.9 mm de diâmetro, e o material de mudança de fase baseado em biochar.

Módulo Solar Fotovoltaico-Térmico
Módulo Solar Fotovoltaico-Térmico

Os tubos foram então fixados na superfície traseira do painel fotovoltaico, com recurso a um adesivo de condutividade térmica 0,14 W por milikelvin. Depois disso, uma camada de apenas 10 mm de material de mudança de fase baseado em biochar foi inserida a partir de um canto, começando a preencher o espaço diagonalmente.

Após isto, o painel solar fotovoltaico foi então isolado com uma camada de espuma de polietileno, e uma tampa de acrílico teve de ser colocada de forma a proteger o sistema de humidade, impurezas e vento.

A melhor eficiência energética conseguida pelo painel foi obtida quando o mesmo foi testado no exterior com um ângulo de inclinação de 26 graus.

Segundo os cientistas, o composto de biochar regulou com sucesso a fuga térmica do sistema fotovoltaico-térmico, e graças a isso a eficiência térmica, mesmo após uma a descida da radiação solar, permaneceu perto dos 50%, sendo que sem o composto o valor provável seria de 38%. Este valor atingiu picos entre 60,3% e 71,2%.

“A condutividade térmica do material de mudança de fase é aumentada em até 1,55 vezes com a adição de biochar de jacinto-de-água como matriz de suporte”, disseram os cientistas, destacando a importância deste composto.

Concluíram ainda referindo que: “Uma informação interessante que o trabalho apresentou é que a diferença na saída elétrica entre o sistema fotovoltaico-térmico com composto de mudança de fase e o sistema fotovoltaico, durante as horas de pico do sol, pode chegar a 18 W”. 


Módulo solar fotovoltaico-térmico consegue atingir uma eficiência de 80% (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di