Avançar para o conteúdo principal

Módulo solar fotovoltaico-térmico consegue atingir uma eficiência de 80%


Módulo Solar Fotovoltaico com absorsor térmico

As inovações e desenvolvimentos promissores no setor solar fotovoltaico não param de surgir, tornando a energia solar fotovoltaica como a principal aposta para um futuro de autossuficiência energética.

Módulo fotovoltaico-térmico com eficiência de quase 80%

Um grupo de cientistas indiano conseguiu desenvolver um módulo fotovoltaico-térmico capaz de atingir uma eficiência total combinada de 79,6%.

Este valor resulta da combinação dos 13% de eficiência elétrica garantidos pelo painel solar, com os 66,6% de eficiência térmica.

O sistema em questão foi construído com recurso a um painel fotovoltaico retangular de 100 W, em conjunto com a aplicação de uma técnica de arrefecimento baseada em material de mudança de fase que usa biochar (carvão vegetal produzido a partir de biomassa e muito rico em carbono) extraído de uma planta aquática denominada jacinto-de-água. Esta planta pode ser encontrada principalmente no sudeste asiático e na América do Sul.

Segundo o investigador Dudu Das, este sistema baseado em água tem a capacidade de aquecer a mesma ao ponto da temperatura ser suficiente para uma utilização doméstica.

Como nasceu este sistema solar fotovoltaico-térmico

O painel de 100 W que foi utilizado para construir este sistema foi facultado pela indiana Central Electronics Limited, tendo sido empregue em conjunto com o mesmo um absorsor de configuração espiral retangular com tubos de cobre com 7.9 mm de diâmetro, e o material de mudança de fase baseado em biochar.

Módulo Solar Fotovoltaico-Térmico
Módulo Solar Fotovoltaico-Térmico

Os tubos foram então fixados na superfície traseira do painel fotovoltaico, com recurso a um adesivo de condutividade térmica 0,14 W por milikelvin. Depois disso, uma camada de apenas 10 mm de material de mudança de fase baseado em biochar foi inserida a partir de um canto, começando a preencher o espaço diagonalmente.

Após isto, o painel solar fotovoltaico foi então isolado com uma camada de espuma de polietileno, e uma tampa de acrílico teve de ser colocada de forma a proteger o sistema de humidade, impurezas e vento.

A melhor eficiência energética conseguida pelo painel foi obtida quando o mesmo foi testado no exterior com um ângulo de inclinação de 26 graus.

Segundo os cientistas, o composto de biochar regulou com sucesso a fuga térmica do sistema fotovoltaico-térmico, e graças a isso a eficiência térmica, mesmo após uma a descida da radiação solar, permaneceu perto dos 50%, sendo que sem o composto o valor provável seria de 38%. Este valor atingiu picos entre 60,3% e 71,2%.

“A condutividade térmica do material de mudança de fase é aumentada em até 1,55 vezes com a adição de biochar de jacinto-de-água como matriz de suporte”, disseram os cientistas, destacando a importância deste composto.

Concluíram ainda referindo que: “Uma informação interessante que o trabalho apresentou é que a diferença na saída elétrica entre o sistema fotovoltaico-térmico com composto de mudança de fase e o sistema fotovoltaico, durante as horas de pico do sol, pode chegar a 18 W”. 


Módulo solar fotovoltaico-térmico consegue atingir uma eficiência de 80% (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

 Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo. Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido. Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso. Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo! Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio. Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o post...

Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha!

  Sankt-Petersburg, Russia, March 6, 2018: Whatsapp messenger application icon on Apple iPhone X smartphone screen close-up. Whatsapp messenger app icon. Social media icon. Social network Prepara-te, porque o teu smartphone acaba de se tornar o alvo principal de uma das redes de cibercrime mais persistentes da Europa. O que começou como um alerta vermelho da Guardia Civil em Espanha atravessou a fronteira e já está a fazer vítimas em Portugal. Não é um vírus sofisticado, nem um hack complexo: é o regresso do “Golpe 419”, mas agora com um polimento digital que está a enganar até os utilizadores mais atentos. Graças a isto este esquema está a limpar contas bancárias via WhatsApp. Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha! Se receberes uma mensagem de um advogado ou consultor no WhatsApp, para tudo. Podes estar a um passo de ver a tua conta bancária ser esvaziada. O Esquema: Como a Herança Milionária te deixa na miséria Embora o método seja antigo (...

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

 A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror". "Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior. Registam-se "danos consideráveis devido à queda de árvores", mantendo-se "uma preocupação muito grande, porque os solos estão muito desprotegidos com as chuvas". No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. "De imediato tivemos uma eq...