A mobilidade a hidrogénio continua em crescimento e há cada vez mais opções para os transportes públicos a utilizar este combustível sem emissões. A portuguesa CaetanoBus lançou juntamente com a Toyota o H2.City Gold, um autocarro elétrico a hidrogénio que começa a chegar a várias cidades da Europa.
Este modelo sustentável foi desenhado para ambiente urbano e tem autonomia para até 400 km. Está equipado com uma célula de combustível da Toyota com 60 kW– a mesma utilizada no modelo Toyota Mirai. O motor elétrico tem uma potência de 180 kW.
Os tanques de hidrogénio ficam no tejadilho do H2.City Gold de forma a não retirar espaço interior ao autocarro, que surge numa versão com 10,7 metros e noutra com 12 metros.
Para garantir sempre a segurança, o autocarro a hidrogénio vem equipado com sensores de fuga de hidrogénio e sensores de colisão que cortam o fornecimento do combustível em caso de acidente.
Conhece o autocarro a hidrogénio com autonomia de 450km
O autocarro a hidrogénio da CaetanoBus e da Toyota já pode ser visto nas estradas de vários países. A TMB Barcelona encomendou oito H2.City Gold que já foram entregues e a Autokraft tem duas unidades deste veículo a operar em Niebüll, na Alemanha.
Em novembro deste ano, a CaetanoBus anunciou que o Arquipélago das Canárias ia receber as primeiras unidades do autocarro a hidrogénio em 2023 que seria usado pelo Instituto Tecnológico de Canarias e operado na frota da Guaguas Municipales em Las Palmas de Gran Canaria.
Tarragona, em Espanha, também encomendou três H2.City Gold para serem usados pela empresa de transporte público EMT Tarragona
O autocarro elétrico a hidrogénio tem estado a ser apresentado em algumas cidades europeias a naquilo a que a CaetanoBus chamou The Eastern and Central Europe Roadshow. Depois de ter estado em Nice, França, Liubliana, Eslovénia, está agora em Zagreb, na Croácia.
Autocarro português a hidrogénio chega a várias cidades da Europa (msn.com)
Comentários
Enviar um comentário