Avançar para o conteúdo principal

Avatar: A nova turbina eólica residencial low cost que produz 5 kWh


Quantos de nós já não pensamos no quão incrível seria se conseguíssemos produzir a nossa própria eletricidade em casa, de forma a diminuir a fatura de energia da rede de abastecimento, mas sem a necessidade de efetuar um investimento inicial muito avultado, e muitas vezes até proibitivo? Ora, tal situação está agora perto de ser possível.

A turbina eólica residencial Low Cost AVATAR pode ser a solução

Uma startup indiana, de nome Avant Garde Innovations, criou uma turbina eólica doméstica acessível quer em preço, quer em facilidade de instalação e utilização.

A empresa deu a este produto o nome de AVATAR, e tem como principais vantagens o facto de ser capaz de gerar energia 24 horas por dia, necessitar de baixa manutenção e ter uma vida útil de cerca de 20 anos.

Tudo isto a um preço mais baixo que o pedido por um smartphone topo de gama.

O potencial de utilização da AVATAR é variado: como é pequena e de fácil instalação, esta turbina eólica é ideal tanto para residências ou pequenos espaços de negócio, como para áreas rurais e remotas, quando usadas várias unidades em conjunto.

Principais características da turbina eólica AVATAR

Turbina Eólica Avatar
Turbina Eólica Avatar

Este equipamento pesa 72 Kg e mede apenas 3 metros de diâmetro, podendo por isso ser instalado em qualquer área livre, ou até no telhado de uma habitação.

A capacidade de geração de energia é de 5 kWh por dia, com vento a 20 km/h, sendo que para isso o preço a pagar é de apenas 899 dólares, ou seja, bem menos que a maioria dos smartphones topo de gama atuais, por exemplo.

A juntar a estas vantagens, há que referir a garantia legal incluída no preço, sendo que a Avant Garde Innovations menciona que a vida útil da AVATAR ronda os 20 anos. Pondo então o investimento em perspetiva, estamos a falar de cerca de 45 dólares por ano, ou menos de 4 dólares por mês.

Dependendo das condições meteorológicas, esta turbina pode produzir energia incessantemente, desde que haja vento para isso (mínimo de 5 km/h), e que o mesmo não ultrapasse os 216 km/h, que é a velocidade máxima de sobrevivência.

O seu acionamento direto e sem engrenagens evita problemas de desgaste ou a necessidade de utilização de fluidos lubrificantes, ao mesmo tempo que é silencioso ao ponto de nunca ultrapassar 10% dos decibéis que são produzidos pelo próprio vento.

Turbina Eólica Avatar
Turbina Eólica Avatar – Esquema de ligação OffGrid

Apesar disso, é possível controlar as rotações por minuto da turbina, de forma a adequá-las às condições de instalação, se necessário.

Para terminar, importa referir que o design da turbina eólica da Avant Garde Innovations permite tirar partido de ventos provenientes de qualquer direção, e que a mesma resiste até ao mais intenso dos climas, quer no que diz respeito à neve, quer ao deserto. Efetivamente, pelo valor pedido, é difícil pedir mais. 


Avatar: A nova turbina eólica residencial low cost que produz 5 kWh (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

Binance Coin (BNB) lidera a revolução da biotech descentralizada

Binance Coin  irrompe na cena da  pesquisa biotech open source  graças a uma importante doação direta de Changpeng Zhao, fundador da Binance, a favor das iniciativas lideradas por Vitalik Buterin, criador do Ethereum.  Em 1 de junho foi anunciado o transferência de  10 milhões de dólares em BNB , um esforço voltado a redesenhar o modelo da pesquisa científica através dos princípios da  blockchain  e da descentralização. 🙏 Comovido por este post👇. Apenas fazendo minha pequena parte. A melhor maneira de atrair talentos motivados por missão é ter convicção em si mesmo. Pessoas com a mesma mentalidade naturalmente se unem. Além dos investimentos da YZiLabs, eu pessoalmente doei $10m (em BNB) para Vitalik há alguns meses para…  https://t.co/vGNdneoci7 — CZ 🔶 BNB (@cz_binance)  1 de julho de 2025 CZ doa $10 milhões em BNB a Vitalik Buterin para a pesquisa de biotecnologia open source A  doação pessoal  de Changpeng Zhao (CZ), conhecido...

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...