Avançar para o conteúdo principal

Nova lei está a impedir emissão de vistos gold


 © Carlos Manuel Martins/Global Imagens


 Desde o início do ano que a plataforma do SEF para inserir as Autorizações de Residência por Investimento está congelada a "aguardar regulamentação".


Sónia Santos Pereira


A plataforma do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para pedir novas Autorizações de Residência por Investimento, os designados vistos gold, está congelada. Desde o início do ano que os agentes que tratam destes processos estão impossibilitados de inserir pedidos porque o SEF está a "aguardar regulamentação" decorrente da nova lei dos vistos gold, que entrou em vigor a 1 de janeiro.


"Não é possível concluir a candidatura porque o tipo de investimento aguarda regulamentação, diz a plataforma da ARI, segundo noticia esta terça-feira o Idealista/News..


"Desde o início do ano, quando entrou em vigor a alteração legislativa dos vistos gold, que deixou de ser possível fazer a submissão de novos processos. E os constrangimentos são grandes", disse à mesma publicação Raquel Roque, sócia da CRS Advogados.


Uma advogada especialista em imigração que preferiu o anonimato revela que "há pessoas que investiram meio milhão, um milhão ou mais num imóvel para fazer o programa [vistos gold] e desde janeiro que o site está em baixo, não dá para submeter novos pedidos e, portanto, desde que houve uma alteração das regras que o sistema está parado".


Segundo o presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, também não é possível fazer renovações das autorizações de residência, obrigatórias por lei, de dois em dois anos. "Se não conseguirem fazer as renovações, há uma caducidade do ARI, do golden visa e, depois, na prática, o que se passa é se o investidor quiser entrar no país, não consegue", sublinha.


Recorde-se que a nova lei dos vistos gold, em vigor desde o início do ano, introduziu um conjunto de alterações ao regulamento de acesso aos vistos gold, nomeadamente a impossibilidade de aquisição de imóveis residenciais em Lisboa e Porto e nas zonas densamente povoadas do litoral.


Advogados e agentes imobiliários consideram que esta situação está a gerar uma onda de desconfiança nos investidores, colocando em causa a imagem do país.


Desde a entrada em vigor do regime dos vistos gold (outubro de 2012) até abril deste ano foram concedidas 16.636 autorizações de residência, que representam um investimento superior a 6.284 milhões de euros. A grande maioria - cerca de 90% - deveu-se à aquisição de bens imóveis.


Nova lei está a impedir emissão de vistos gold (dinheirovivo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...