Avançar para o conteúdo principal

Israel vai construir ‘muro’ de lasers à volta do seu território contra ameaças aéreas



As autoridades de Israel aceleram o investimento em tecnologia de interceção de ameaças aéreas através de raios laser. Objetivo é rodear o país de tecnologia e reduzir os custos com as soluções atuais


Drones e rockets enviados por nações inimigas de Israel serão em breve destruídos por raios laser que aquecem o objeto até o eliminar. Este é o plano das autoridades do país que autorizaram que o lançamento destes intercetores fosse acelerado. “Dentro de um ano, as Forças de Defesa de Israel [IDF na sigla em inglês] vão colocar em ação um sistema de interceção baseado em lasers, primeiro numa fase experimental, depois mesmo operacional, começando pelo sul [do território israelita] e depois noutros pontos”, explicou o primeiro-ministro israelita Naftali Bennett.


O plano reforça não só a aposta de Israel numa nova tipologia de tecnologia aplicada à defesa de território, como também marca uma aceleração notória relativamente àquele que era o plano original do país – o ‘muro’ de lasers já estava planeado, mas as primeiras estimativas apontavam para que o sistema estivesse apenas pronto em 2025. Agora o objetivo é que esteja pronto no início de 2023.


O objetivo do país passa por “rodear Israel com uma parede de lasers que nos protejam de mísseis, rockets, UAV [drones] e outras ameaças”, cita a Reuters. Israel gasta atualmente milhões de dólares para manter ativas os sistemas de defesas atuais, como a Cúpula de Ferro (Iron Dome em inglês) e a Funda de David (David’s Sling em inglês). A preocupação atual é que as ameaças provenientes da Faixa de Gaza e do Irão custam bastante menos aos atacantes do que aos defensores. “A equação será invertida: eles vão ter de investir mais e nós menos”, completou Bennett.


Por outro lado, “esta nova geração de defesa aérea pode servir os nossos aliados na região, que também estão expostos a graves ameaças do Irão e seus aliados”.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2022-02-02-israel-vai-construir-muro-de-lasers-a-volta-do-seu-territorio-contra-ameacas-aereas/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di