Em parceria com a Sensei, a Galp arrancou com um projeto piloto para ter uma loja de conveniência completamente autónoma, aberta 24 horas por dia e sete dias por semana, em Lisboa
AGalp juntou-se à startup portuguesa Sensei para criar a primeira loja inteligente disponível num posto de abastecimento na Europa. A nova smart store mede 20 metros quadrados e vai estar localizada numa das lojas de conveniência mais emblemáticas da Galp, na Avenida Almirante Gago Coutinho, em Lisboa. Os clientes vão ter à disposição produtos de conveniência para consumo imediato, como snacks saudáveis, doces, barras energéticas ou bebidas, estando já previsto o aumento do catálogo para incluir refeições e bebidas refrigeradas.
A nova loja segue uma filosofia de compra autónoma, sem qualquer funcionário e baseia-se numa rede de câmaras, sensores nas prateleiras e algoritmos de inteligência artificial. Esta sofisticação tecnológica permite aos clientes fazer compras sem ter de digitalizar o código de barras, esperar em filas de caixas registadoras e ou ter de fazer pagamentos com meios físicos. Os clientes, explica o comunicado de imprensa, têm de fazer download da app ou digitalizar o código QR na entrada, retirar os produtos das prateleiras e podem sair, ficando o pagamento assegurado automaticamente, por se ter feito a associação a um cartão de crédito inicialmente.
“Estamos muito entusiasmados por lançar este projeto pioneiro para os nossos clientes, em colaboração com a Sensei. Esta nova smart store, que pode ser transportada para qualquer parte da Península Ibérica, permite-nos disponibilizar uma oferta adaptada a eventos locais, facilitando a experiência do utilizador”, afirma Teresa Abecasis, Administradora da Galp. Já do lado da Sensei, o CEO, Vasco Portugal, diz que “este é um momento de muita satisfação para a Sensei. Estamos orgulhosos de estar na vanguarda da inovação autónoma na Europa em áreas onde as pessoas vão verdadeiramente beneficiar no dia-a-dia”.
Esta tecnologia permite testar soluções que otimizam as operações, como por exemplo, automatização de stocks e monitorização de produtos na loja e o formato permite também testar novas tendências de consumo com os parceiros da Galp.
Comentários
Enviar um comentário