Avançar para o conteúdo principal

Situação complica-se em Chernobyl. Agência da Energia Atómica alerta que transmissão de dados se perdeu



 A “transmissão remota de dados dos sistemas de monitorização” perdeu-se em Chernobyl. Funcionários da central não têm tido direito ao descanso: "Há potenciais riscos para a segurança nuclear".

    

Tour To Chornobyl Exclusion Zone

▲Para controlar a situação, o diretor-geral da IAEA já se disponibilizou para se deslocar à central nuclear


Com os nossos alertas, pode seguir o seu autor, tópico ou programa favorito. Para não perder nada do que lhe interessa.


Desde a tomada da central nuclear de Chernobyl, logo no primeiro dia da invasão russa à Ucrânia, a situação no local está a deteriorar-se. De acordo com relatórios da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA, sigla em inglês), os funcionários não têm tido direito ao descanso, não conseguindo alternar os turnos de trabalho.


Nas últimas horas, a situação agravou-se: a organização deu conta de que a “transmissão remota de dados dos sistemas de monitorização” perdeu-se, estando agora a explorar-se alternativas, uma das quais que consiste na recolha de informação da “situação dos sistemas de monitorização nucleares” em toda a Ucrânia.


A IAEA informa, num comunicado publicado esta terça-feira, que os trabalhadores têm vivido na central nuclear: o mesmo grupo de pessoas tem estado a trabalhar desde dia 24 de fevereiro, não sendo claro quanto dura uma jornada de trabalho. A organização indica que os funcionários têm tido acesso a alimentos, água e medicamentos mas de forma “limitada”, se bem que a situação “se esteja agravar”.


Rafael Grossi, diretor-geral da IAEA, já veio alertar para a necessidade de descanso dos trabalhadores. “Estou muito preocupado com a dificuldade e a situação tensa que os trabalhadores da central nuclear de Chernobyl estão a enfrentar”, disse o responsável, enfatizando que existem “potenciais riscos para a segurança nuclear”. “Exorto às forças que controlam o local para que urgentemente permitam a rotação de trabalhadores.”


Para controlar a situação, o diretor-geral da IAEA já se disponibilizou para se deslocar à central nuclear, ou mesmo a qualquer local da Ucrânia, para assegurar que o “compromisso pela segurança de todas as centrais nucleares ucranianas”, mas a Rússia ainda não deu qualquer resposta


Situação complica-se em Chernobyl. Agência da Energia Atómica alerta que transmissão de dados se perdeu – Observador


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di