Avançar para o conteúdo principal

Voos de jactos russos com matrícula portuguesa denunciados por Rui Pinto estão a ser investigados


Rui Pinto revelou rotas realizadas por aviões de oligarcas russos com matrícula portuguesa PEDRO FAZERES


Autoridade de aviação civil confirma estar a investigar. Rui Pinto denunciou no Twitter rotas feitas por aviões de oligarcas russos com matrícula portuguesa.


A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) está a investigar denúncias publicadas por Rui Pinto no Twitter sobre alegadas rotas feitas por jactos executivos de oligarcas russos com matrícula portuguesa. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Expresso, que refere ter tido a garantia de fonte oficial da ANAC quanto à investigação.


A 28 de Fevereiro a União Europeia (UE) proibiu os aviões russos, onde estão também incluídos os jactos de oligarcas, de aterrar, descolar ou sobrevoar a UE. É por isso que a ANAC está ainda a “analisar”, diz o mesmo jornal, se o contrato de fretamento foi concluído antes ou depois dessa data.


Russian oligarch Dmitry Mazepin and his family have two private jets at their disposal: the CS-DOF (Bombardier Challenger 650) registered in Portugal and the M-INSK (Gulfstream G650) registered in the Isle of Man. Both are currently in Moscow. pic.twitter.com/6umZ5cFuoH


— Rui Pinto (@RuiPinto_FL) March 7, 2022

No Twitter, Rui Pinto escreveu na segunda-feira que o russo Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem ​​Integrated Chemicals Company, uma empresa de produtos químicos, e um dos oligarcas alvo de sanções da UE devido à invasão da Ucrânia pelas tropas de Vladimir Putin, tem dois aviões privados, sendo que um deles tem uma matrícula portuguesa. Ambos, diz Rui Pinto, encontram-se actualmente em Moscovo.


A ANAC confirmou que a aeronave, um Bombardier Challenger 650 com a matrícula CS-DOF, está, de facto, registada no Registo Aeronáutico Nacional (RAN).


“A ANAC está a analisar as situações pertinentes, incluindo as que vieram a público, veiculadas pelos órgãos de comunicação social, tendo em conta o enquadramento definido na legislação da União Europeia e demais legislação que aplica as sanções, em coordenação com as demais entidades competentes”, refere aquela entidade, citada no Expresso.


Questionada sobre quantos aviões com matrícula portuguesa têm donos russos, a autoridade da aviação civil respondeu que o Registo Aeronáutico Nacional não possui elementos documentais que permitam identificar a nacionalidade das pessoas singulares e atestar que são cidadãos russos


Voos de jactos russos com matrícula portuguesa denunciados por Rui Pinto estão a ser investigados | Aviação | PÚBLICO (publico.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di