Avançar para o conteúdo principal

Voos de jactos russos com matrícula portuguesa denunciados por Rui Pinto estão a ser investigados


Rui Pinto revelou rotas realizadas por aviões de oligarcas russos com matrícula portuguesa PEDRO FAZERES


Autoridade de aviação civil confirma estar a investigar. Rui Pinto denunciou no Twitter rotas feitas por aviões de oligarcas russos com matrícula portuguesa.


A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) está a investigar denúncias publicadas por Rui Pinto no Twitter sobre alegadas rotas feitas por jactos executivos de oligarcas russos com matrícula portuguesa. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Expresso, que refere ter tido a garantia de fonte oficial da ANAC quanto à investigação.


A 28 de Fevereiro a União Europeia (UE) proibiu os aviões russos, onde estão também incluídos os jactos de oligarcas, de aterrar, descolar ou sobrevoar a UE. É por isso que a ANAC está ainda a “analisar”, diz o mesmo jornal, se o contrato de fretamento foi concluído antes ou depois dessa data.


Russian oligarch Dmitry Mazepin and his family have two private jets at their disposal: the CS-DOF (Bombardier Challenger 650) registered in Portugal and the M-INSK (Gulfstream G650) registered in the Isle of Man. Both are currently in Moscow. pic.twitter.com/6umZ5cFuoH


— Rui Pinto (@RuiPinto_FL) March 7, 2022

No Twitter, Rui Pinto escreveu na segunda-feira que o russo Dmitry Mazepin, presidente da Uralchem ​​Integrated Chemicals Company, uma empresa de produtos químicos, e um dos oligarcas alvo de sanções da UE devido à invasão da Ucrânia pelas tropas de Vladimir Putin, tem dois aviões privados, sendo que um deles tem uma matrícula portuguesa. Ambos, diz Rui Pinto, encontram-se actualmente em Moscovo.


A ANAC confirmou que a aeronave, um Bombardier Challenger 650 com a matrícula CS-DOF, está, de facto, registada no Registo Aeronáutico Nacional (RAN).


“A ANAC está a analisar as situações pertinentes, incluindo as que vieram a público, veiculadas pelos órgãos de comunicação social, tendo em conta o enquadramento definido na legislação da União Europeia e demais legislação que aplica as sanções, em coordenação com as demais entidades competentes”, refere aquela entidade, citada no Expresso.


Questionada sobre quantos aviões com matrícula portuguesa têm donos russos, a autoridade da aviação civil respondeu que o Registo Aeronáutico Nacional não possui elementos documentais que permitam identificar a nacionalidade das pessoas singulares e atestar que são cidadãos russos


Voos de jactos russos com matrícula portuguesa denunciados por Rui Pinto estão a ser investigados | Aviação | PÚBLICO (publico.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...