Avançar para o conteúdo principal

Dados sobre qualidade do ar em Lisboa estiveram indisponíveis durante a tempestade de poeira?


  • O QUE ESTÁ EM CAUSA?
    A nuvem alaranjada que cobriu Portugal a meio de março deu origem a notícias nos jornais e conversas no café, mas também mereceu a atenção das redes sociais. Numa destas publicações sobre as poeiras vindas do Norte de África, uma utilizadora do Facebook lamenta que durante esses dias a Câmara de Lisboa não tenha disponibilizado os dados sobre a qualidade do ar em tempo real. Confirma-se?
Dados sobre qualidade do ar em Lisboa estiveram indisponíveis durante a tempestade de poeira?
Um dos sensores de monitorização ambiental que foram instalados pela Câmara Municipal de Lisboa para controlar em tempo real a qualidade do ar, níveis de ruído ou do trânsito, em Entrecampos, Lisboa © Agência Lusa / Mário Cruz

“Num dia em que seria essencial ter acesso aos dados de qualidade do ar monitorizados através dos 80 postos colocados por toda a cidade, eis que a plataforma não disponibiliza dados! Tanto investimento para nada! Esperávamos novos tempos, mas é mais do mesmo”, lê-se numa publicação de um grupo de Facebook com mais de 7.700 membros que reencaminha os leitores para uma página do portal Lisboa Aberta.

post foi escrito a 16 de março, um dos dias em que o país esteve coberto por uma nuvem de poeiras trazidas pela depressão Célia, do Norte de África até à Europa. Mas a alegação é verdadeira?

Sim. Contactado pelo Polígrafo, o gabinete de comunicação da Câmara Municipal de Lisboa confirma que “a parte relativa aos dados em tempo real e à analítica dos dados” está “indisponível nos dados abertos”.

No entanto, a autarquia esclarece que tal aconteceu “porque a empresa sofreu um ciberataque há mais de uma semana e ainda não conseguiu restabelecer o serviço”. Contudo, assegura, “não foi perdido o histórico”.

No mesmo plano, acrescenta, "mesmo hoje, o portal de dados abertos partilha os dados do histórico e já está a começar a reportar dados em tempo real de algumas estações".  Neste momento, estes dados podem ser lidos por máquinas, "permitido por exemplo que startup criem apps utilizando estas fontes de dados".

A mesma fonte oficial explica ainda que “o sistema foi implementado só no ano passado e esteve a partilhar dados no portal de dados abertos entre abril de 2021 e o início de março de 2022”.

O departamento de comunicação assegura também que a autarquia espera “restabelecer o serviço” em breve, mas diz “não ter uma data” indicativa de quando será isso possível.

Em suma, é verdade que os dados em tempo real sobre a qualidade do ar em Lisboa não foram disponibilizados durante os dias em que a cidade esteve coberta por uma nuvem de poeira. No entanto, tal deveu-se a um ataque informático à empresa que os faculta e a autarquia garante que, assim que for possível, o sistema estará novamente operacional.


Avaliação do Polígrafo:

VERDADEIRO, MAS...

International Fact-Checking Network 




Dados sobre qualidade do ar em Lisboa estiveram indisponíveis durante a tempestade de poeira? - Polígrafo (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di