Avançar para o conteúdo principal

OE: Leão procura maior receita de IUC de sempre



 Comprar e usar carro vai ficar mais caro, sobretudo nos modelos mais baratos mostram as simulações da EY para o Dinheiro Vivo.


O governo conta arrecadar a maior receita de sempre com o uso do automóvel. O OE2022 contempla um aumento de 0,9% nas tabelas do imposto único de circulação (IUC) e do imposto sobre veículos (ISV). Os modelos mais acessíveis serão os mais afetados, segundo as simulações da consultora EY para o Dinheiro Vivo.


No próximo ano, o ministro das Finanças, João Leão, conta encaixar 409,9 milhões de euros com o IUC, antigo "selo do carro". Graças aos 5,3 milhões de automóveis ligeiros em circulação, será superado o recorde de receita de 402,4 milhões, que data de 2019.


O montante só não é superior porque mais de dois milhões de carros registados no país têm mais de 15 anos. A estes veículos aplica-se a tabela da primeira matrícula até 30 de junho de 2007, com taxas mais baixas e que não incluem a componente das emissões de dióxido de carbono.


No caso do ISV, pago na aquisição do veículo, o governo conta arrecadar 481 milhões de euros em 2022, mais 9% (22 milhões de euros) em comparação com 2021.


Contudo, como o mercado automóvel está a mais de um terço das vendas pré-pandemia, o montante arrecadado fica longe dos 767 milhões amealhados em 2018, o recorde da era António Costa.


No ISV, não existem quaisquer alterações no número de escalões e mantêm-se as tabelas da componente ambiental conforme a norma de emissões seja NEDC (mais antiga) ou a WLTP (mais recente e baseada nos testes de homologação mais recentes).


No IUC, caiu a isenção do pagamento do imposto para os veículos entre 1981 e 1989 com cilindrada até 1000 centímetros cúbicos a gasolina ou até 1500 centímetros cúbicos a gasóleo.


Ainda assim, se comprar um Renault Clio a gasolina, com 898 centímetros cúbicos e 90 cavalos, terá de pagar 129,59 euros de ISV, mais 1,1% do que neste ano.


Percentualmente, o aumento é superior ao aplicado a um Mercedes Classe A a gasóleo com 1461 centímetros cúbicos e 116 cavalos: a variação é de 1%, tendo de pagar 3181,42 euros de ISV em vez 3151,04 euros.


Na utilização dos dois automóveis, o custo do antigo "selo do carro" será de 1%, segundo as mesmas simulações.


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/leao-procura-maior-receita-de-iuc-de-sempre-14213773.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...