Parceria entre Critical Software e BMW permitiu criar um sistema automático que reduz as emissões no centro das cidades de Lisboa, Porto e Braga.
Exemplo de modelo híbrido plug-in da BMW. © Ben Stansall/AFP
Há tecnologia portuguesa que transforma os automóveis híbridos em elétricos em três cidades de forma automática. Lisboa, Porto e Braga são as primeiras três localizações a beneficiarem da solução criada pela Critical Software em consórcio com a BMW, segundo o anúncio feito esta terça-feira.
A solução eDriveZones permite que os híbridos com tomada de carregamento exterior (plug-in) passem automaticamente para o modo elétrico nas zonas de zero ou baixas emissões do centro de Lisboa, Porto e Braga.
Na fase inicial, a ferramenta está disponível para os modelos 330e, 745e, X5 xDrive45e e 530e, refere o comunicado.
Desde 2018 que Critical Software e BMW trabalham juntas em Portugal, através do consórcio Critical TechWorks. Há mais de 1000 pessoas a trabalharem nesta entidade, com escritórios em Lisboa e no Porto. Só em 2021 estão a ser contratadas 400 pessoas.
Entre as ferramentas desenvolvidas nos últimos três anos, destaque para o sistema que permite ao condutor programar a temperatura do carro antes de lá entrar e o plano de carregamento para carros elétricos.
Por Diogo Ferreira Nunes em:
Comentários
Enviar um comentário