Avançar para o conteúdo principal

Vibrações de mota prejudicam desempenho das câmaras do iPhone



 O alerta vem da própria Apple: vibrações de grande amplitude, especificamente as que se sentem numa moto em andamento, podem danificar as câmaras do iPhone


A Apple fez uma publicação no fórum Apple Support a alertar que as vibrações de elevada amplitude, “especificamente as que são geradas por motos de grande cilindrada” transmitidas através do guiador podem danificar as câmaras dos iPhone. Os danos, salienta a Apple, podem mesmo ser permanentes.


A utilização de suportes para prender o iPhone ao guiador de motas é a justificação encontrada por muitos motociclistas que adotaram esta forma para usar o telemóvel para navegação e que revelaram ter-se deparado com problemas na câmara do aparelho.


Não se conhece a razão pela qual a Apple está a emitir este alerta só agora, mas a empresa explica que o sistema de estabilização ótica de imagem (OIS) e o de focagem automática podem ser danificados se expostos a este tipo de vibração de forma continuada e durante muito tempo. O OIS é o que permite ao giroscópio detetar movimento e ajustar o ângulo de captura de forma a evitar que a imagem saia desfocada. Já a focagem automática do iPhone tira partido dos sensores magnéticos para medir as vibrações e compensar o movimento, posicionando a lente de forma correta.


O MacRumors, que noticiou a publicação da Apple, lembra que os telefones desde o iPhone 7 têm estas duas funcionalidades.


A Apple não recomenda, assim, a utilização de suportes para acoplar os iPhone em motorizadas. Para minimizar o risco, a solução pode passar por suportes que diminuam as vibrações.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/hardware/2021-09-11-vibracoes-de-mota-prejudicam-desempenho-das-camaras-do-iphone/


Comentário do Wilson:

Certamente que este problema não afecta apenas os iPhones mas todos os telemóveis que disponham de IOS, Além dos topos-de-gama também existem alguns (poucos) gama-média que tem IOS como os Samsung A52 e A72 bem como o Motorola One Vision.

O problema agrava-se nas bicicletas pois estas tem ainda menos amortecimento que as motas.

Sabendo deste problema eu coloquei uma borracha extra no meu suporte de bicicleta e aliviei a pressão sobre a mesma, é melhor do que nada mas não é suficiente, os fabricantes de suportes de telemóvel para bicicletas deviam inventar um suporte com verdadeiro amortecimento.

Já pensei em usar um gimbal mas essa ideia seria estúpida pois o próprio gimbal se estragaria com tanta vibração.



Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di