O alerta vem da própria Apple: vibrações de grande amplitude, especificamente as que se sentem numa moto em andamento, podem danificar as câmaras do iPhone
A Apple fez uma publicação no fórum Apple Support a alertar que as vibrações de elevada amplitude, “especificamente as que são geradas por motos de grande cilindrada” transmitidas através do guiador podem danificar as câmaras dos iPhone. Os danos, salienta a Apple, podem mesmo ser permanentes.
A utilização de suportes para prender o iPhone ao guiador de motas é a justificação encontrada por muitos motociclistas que adotaram esta forma para usar o telemóvel para navegação e que revelaram ter-se deparado com problemas na câmara do aparelho.
Não se conhece a razão pela qual a Apple está a emitir este alerta só agora, mas a empresa explica que o sistema de estabilização ótica de imagem (OIS) e o de focagem automática podem ser danificados se expostos a este tipo de vibração de forma continuada e durante muito tempo. O OIS é o que permite ao giroscópio detetar movimento e ajustar o ângulo de captura de forma a evitar que a imagem saia desfocada. Já a focagem automática do iPhone tira partido dos sensores magnéticos para medir as vibrações e compensar o movimento, posicionando a lente de forma correta.
O MacRumors, que noticiou a publicação da Apple, lembra que os telefones desde o iPhone 7 têm estas duas funcionalidades.
A Apple não recomenda, assim, a utilização de suportes para acoplar os iPhone em motorizadas. Para minimizar o risco, a solução pode passar por suportes que diminuam as vibrações.
Comentário do Wilson:
Certamente que este problema não afecta apenas os iPhones mas todos os telemóveis que disponham de IOS, Além dos topos-de-gama também existem alguns (poucos) gama-média que tem IOS como os Samsung A52 e A72 bem como o Motorola One Vision.
O problema agrava-se nas bicicletas pois estas tem ainda menos amortecimento que as motas.
Sabendo deste problema eu coloquei uma borracha extra no meu suporte de bicicleta e aliviei a pressão sobre a mesma, é melhor do que nada mas não é suficiente, os fabricantes de suportes de telemóvel para bicicletas deviam inventar um suporte com verdadeiro amortecimento.
Já pensei em usar um gimbal mas essa ideia seria estúpida pois o próprio gimbal se estragaria com tanta vibração.
Comentários
Enviar um comentário