Portugal deixou de ser uma das economias europeias mais inovadoras. Depois da trajetória de subidas iniciada em 2014, a economia nacional regressou às descidas no ranking European Innovation Scoreboard. A quebra nos indicadores de investimento em inovação, de novos produtos e serviços explica o desempenho.
Segundo o jornal Público desta segunda-feira, Portugal recuou do 12.º para os 19.º lugar. De fortemente inovadora, a economia do país passou para o grupo das moderadamente inovadoras, ficando apenas à frente da Grécia. Melhor do que Portugal estão Lituânia, República Checa, Espanha, Eslovénia, Malta, Chipre e Itália.
Portugal melhorou em critérios como a atratividade do sistema de investigação, o índice de digitalização e o uso de tecnologias de informação.
Pelo contrário, Portugal piorou em indicadores como despesas de inovação não relacionadas com investigação e desenvolvimento, despesas de inovação por trabalhador em empresas inovadoras, pequenas e médias empresas (PME) com produtos inovadores, PME com processos inovadores, colaboração entre PME inovadoras e emprego em empresas inovadoras.
Comentários
Enviar um comentário