Avançar para o conteúdo principal

Especialista em Blockchain detido e acusado de ajudar Coreia do Norte


De acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Virgil Griffith é acusado de ter feito uma apresentação sobre os preceitos técnicos da Blockchain e de ter aconselhado o governo de Pyongyang sobre formas de evadir as sanções económicas e lavar dinheiro recorrendo a esta tecnologia.

Virgil Griffith é um conhecido programador norte-americano conhecido pelo seu alter-ego Romanpoet, e pelo seu envolvimento em projectos como o WikiScanner – que permitia detectar a proveniência de alterações na Wikipedia – , ou a proxy Tor2Webe, que desenvolveu em colaboração com Aaron Swartz em 2008. O norte-americano de Birmingham, Alabama, é agora notícia por ter sido preso no passado dia 28 de Novembro. A residir actualmente em Singapura, o programador de 36 anos foi detido no Aeroporto de Los Angeles e arrisca uma pena de até 20 anos de prisão, acusado de assistência ao governo da Coreia do Norte.

Segundo um porta-voz do FBI, Virgil Griffith esteve em Abril numa conferência em Pyongyang, onde forneceu informações sobre como o governo Norte-Coreano podia evitar as sanções económicas norte-americanas utilizando a tecnologia blockchain.

Virgil Griffith, que nos últimos anos tem dedicado a sua carreira a esta tecnologia de ponta, sendo um dos membros mais mediáticos da Ethereum Foundation – e que é também conhecido pelo alter-ego Romanpoet — terá pedido autorização para participar no evento Pyongyang Blockchain and Cryptocurrency Conference e terá visto o seu pedido negado, mas terá levado avante a sua intenção.

Como se pode ler num comunicado publicado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Virgil Griffith é acusado de ter feito uma apresentação sobre os preceitos técnicos da Blockchain e de ter aconselhado o governo de Pyongyang sobre formas de evadir as sanções económicas e lavar dinheiro recorrendo a esta tecnologia.


O caso está agora entregue à Unidade de Terrorismo e Narcotráfico Internacional e tanto os pormenores da acusação como os próximos capítulos ainda são difíceis de prever. Como se pode ler no mesmo comunicado, a pena de 20 anos que aparece citada na acusação surge apenas por obrigação burocrática de enquadramento penal.

https://shifter.sapo.pt/2019/12/especialista-em-blockchain-detido-e-acusado-de-ajudar-coreia-do-norte/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...