Um fotógrafo amador registou milhares de "ovos de gelo" na praia de Marjaniemi, na ilha de Hailuoto, na Finlândia. O fenómeno meteorológico cobria quase 30 metros do areal e não é uma situação tão rara quanto se possa imaginar.
Risto Mattila e a esposa caminhavam este domingo na praia de Marjaniemi quando foram surpreendidos por milhares de bolas de gelo, com a figura de um ovo. Segundo o fotógrafo amador que não perdeu tempo a registar o fenómeno, as formas maiores tinham um tamanho semelhante a uma bola de futebol.
De acordo com um especialista em meteorlogia ouvido pelo "The Guardian", os "ovos de gelo" não são um fenómeno raro no país: pode-se verificar uma vez por ano sob determinadas condições atmosféricas e meteorológicas como "temperatura do ar abaixo dos zero graus, temperatura da água do mar gelada, uma praia de areia rasa e ligeiramente inclinada e ondas calmas".
Risto Mattila, no entanto, "nunca tinha visto o fenómeno" e só se concentrou na beleza da imagem que capturou. James Carter, professor emérito da Universidade do Illinois nos Estados Unidos esclareceu ao jornal britânico que o gelo começa por ser uma espécie de "lama" na superfície da água, que com o movimento das ondas se vai cristalizando até solidificar.
"Graças ao fotógrafo agora temos oportunidade de ver o que poucos de nós nunca tiveram oportunidade de observar", concluiu o docente.
https://www.jn.pt/mundo/encontrados-milhares-de-ovos-de-gelo-em-praia-da-finlandia-11491453.html
Comentários
Enviar um comentário