Avançar para o conteúdo principal

Venezuela recebe aviões carregados de dinheiro da Rússia


Centenas de milhões de dólares em dinheiro vivo foram enviados da Rússia rumo à Venezuela, uma tábua de salvação para o regime de Nicolás Maduro, cujo acesso ao sistema financeiro global está restringido por sanções dos Estados Unidos.

Um total de 315 milhões de dólares em notas de dólares e euros foi enviado em seis remessas separadas de Moscovo a Caracas entre maio de 2018 e abril de 2019, de acordo com os dados da ImportGenius a que a Bloomberg teve acesso. A empresa compilou registos aduaneiros russos obtidos através de fontes privadas. O dinheiro veio de bancos geridos pelos governos dos países e foi enviado para o banco de desenvolvimento da Venezuela, segundo os registos.

Embora o dinheiro possa ter várias finalidades - como a repatriação de recursos da Venezuela depositados no exterior, dividendos de uma participação num banco de Moscovo ou receita com vendas de petróleo ou ouro -, o complexo feito logístico mostra uma das maneiras pelas quais o governo de Maduro tenta contornar as fortes sanções financeiras dos EUA. Como consequência do escrutínio, o banco central tem realizado mais transações em dinheiro, às vezes oferecendo aos clientes locais acesso a notas de euro.

Os dados da ImportGenius cobrem até abril deste ano. Naquele mês, cerca de 97 milhões de dólares em notas foram enviadas em duas cargas pelo banco Evrofinance Mosnarbank, de Moscovo, ao Banco de Desenvolvimento Económico e Social da Venezuela, ou Bandes. O Evrofinance é uma joint venture entre o Bandes e a agência estatal de administração de propriedades da Rússia.

Em janeiro, 113 milhões de dólares em notas de 100 euros foram enviados pelo banco estatal Gazprombank, que na época tinha uma participação no Evrofinance. A mesma entidade embarcou 50 milhões de dólares em notas de dólar apenas dois dias antes e dois embarques separados, de moeda não especificada e totalizando 55 milhões de dólares, foram realizados em maio e julho do ano passado.

A assessoria de imprensa do Evrofinance não respondeu a pedidos de comentários. Os pedidos feitos ao Bandes através do Ministério das Finanças da Venezuela foram redirecionados para o Ministério da Informação, que não respondeu.

Uma autoridade do governo venezuelano, que pediu para não ser identificada por estar a discutir temas delicados, confirmou que o país recebeu remessas em dinheiro vinculadas ao Evrofinance, mas não fez mais comentários.

O porta-voz do Gazprombank, Anton Trifonov, não quis comentar qualquer remessa de dinheiro, mas observou que "a conta correspondente do Bandes com o Gazprombank, bem como qualquer cooperação entre os bancos, foi totalmente encerrada em março de 2019".

O Bandes foi sancionado em março pelo governo dos EUA, segundo o qual Maduro usa as contas do banco para manter uma quantia substancial de dinheiro no exterior, principalmente na Europa. As autoridades disseram que o governo venezuelano começou a retirar fundos do banco central, fazendo transferências para o Bandes.

No ano passado, o Evrofinance foi escolhido pelo governo de Maduro para processar alguns pagamentos de fornecedores, que foram instados a canalizar transações internacionais através do banco de Moscovo. Posteriormente em 2018, a Venezuela nomeou um ex-membro do conselho do Evrofinance como alto funcionário do sistema bancário do país.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/detalhe/venezuela-recebe-avioes-carregados-de-dinheiro-da-russia

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...