O pilar A 'invisível', invenção da jovem Aliana Gassler, promete acabar com o perigoso ângulo morto gerado pelos cada vez mais largos pilares A.
Tornar o pilar A ‘invisível’ não é uma batalha de hoje — recordam-se do Volvo SCC de 2001? Com o evoluir dos níveis de proteção do automóvel, o pilar A não parou de crescer. Este suporta o para-brisas e é o elemento crucial que mantém a estabilidade do espaço habitável em caso de embate dianteiro.
No entanto, a visibilidade saiu prejudicada. A largura do pilar A cria ângulos mortos expressivos, capazes de “tapar” peões e até automóveis inteiros, situação exacerbada na aproximação a cruzamentos, rotundas, e até em algumas curvas.
A invenção da jovem de 14 anos Aliana Gassler, da Pensilvânia, EUA, quer resolver esse problema dos automóveis contemporâneos. Como? Tornando o pilar A ‘invisível’.
O truque é conseguido com uma câmara colocada do lado de fora do pilar, um projetor posicionado acima da cabeça do condutor, e um pilar A revestido internamente com uma superfície têxtil retrorrefletora.
As imagens obtidas pela câmara são transmitidas em tempo real pelo projetor diretamente no pilar, tornando-o invisível e eliminando o ângulo morto gerado por ele.
Já vimos soluções similares de outros construtores como a Jaguar. Uma solução com futuro?
https://www.razaoautomovel.com/2019/11/arranque-a-frio-pilar-a-invisivel
Comentários
Enviar um comentário