Avançar para o conteúdo principal

O "torpedo" dos céus que promete revolucionar a aviação comercial



 Tem uma forma de bala, com asas pequenas e estreitas, e foi buscar a aerodinâmica à tecnologia de aperfeiçoamento dos torpedos. O Otto Celera 500L é ainda um protótipo, mas promete revolucionar a aviação no segmento dos aviões privados.


Não há outro avião no Mundo como Celera 500L, um protótipo da Otto Aviation cuja aerodinâmica promete trazer uma revolução à aviação. Em forma de bala, com asas pequenas e estreitas, a aeronave cria menos resistência do ar e consome menos combustível.


"Temos uma eficiência cinco vezes superior à de um avião turbo-hélice e sete a oito vezes a de um avião a jato", argumenta William Otto Jr, presidente-executivo da Otto Aviation, citado pelo canal de televisão norte-americano CNN.


A empresa fez as contas e argumenta que viajar no Celera 500L, em testes desde 2018, custa cerca de 300 euros por hora, comparando com os perto de dois mil que consome uma avião similar, como o popular King Air, da Beechcraft, como o que vitimou, na sexta-feira, a cantora brasileira Marília Mendonça.


O Celera 500L tem capacidade para transportar até seis pessoas e uma autonomia de 4500 milhas, a uma velocidade máxima de 180 milhas por hora (cerca de 290 km/h). O design inovador permite, também, ter uma cabine mais alta que os tradicionais aviões particulares, com quase 190 centímetros de altura, viável para a maioria dos passageiros circularem de pé.


Está equipado com um motor V12 a gasóleo, da empresa alemã RED, que, no futuro, pode ser substituído por um elétrico ou a hidrogénio. "De momento, conseguimos reduzir as emissões de carbono em 80% face aos competidores diretos", argumenta William Otto Jr., revelando planos para capacitar a aeronave com uma versão mais potente do motor, para o levar a subir até aos 40 mil pés, mais do dobro dos 17 mil atuais de altitude máxima, a uma velocidade de 460 mph (cerca de 740 km/h).


"Isto parece muito prometedor, se calhar demasiado bom para ser verdade", observa Richard Aboulafia, analista de aviação do Teal Group, citado pela CNN. "Dada a combinação de alcance, velocidade, capacidade e com um motor de baixa potência, tendo em conta todas estas métricas, espero para ver se conseguem provar que funciona", acrescentou.


"Se realmente conseguirem o que dizem, será um grande progresso. Mas o melhor é esperar para ver", argumenta Aboulafia.


O fabricante diz que o segredo para a performance do Celera 500L está na forma aerodinâmica, fundamental para conseguir o chamado fluxo laminar na superfície do avião, permitindo que o ar flua em linhas paralelas, sem perturbação - o oposto de turbulência. Segundo a Otto Aviation, este desenho, inspirado na forma dos torpedos, reduz em 59% a resistência, quando comparado com aviões similares, o que se reflete no consumo do aparelho.


A CNN faz a pergunta lógica. Se o fluxo laminar funciona tão bem, porque não há mais aparelhos desenhados assim? "Para manter o fluxo laminar temos de criar estruturas que não dobrem, que não distorçam a forma. Nunca conseguiremos fazer isso com metais, só com materiais compósitos", explica Otto.


O presidente-executivo da empresa ressalva que as mais pequenas imperfeições na fuselagem, como gelo ou insetos esborrachados no avião, podem influenciar o fluxo laminar, que é muito difícil de obter num aparelho do nível das viagens de passageiros comerciais.


https://www.jn.pt/mundo/o-torpedo-dos-ceus-que-promete-revolucionar-a-aviacao-comercial-14295943.html


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Portáteis de alta performance “low-cost”? Sim… Existem!

 Pode parecer estranho nos tempos que correm, mas existem mesmo portáteis de alta performance de marcas como a Tongfang (também vendida sob outras marcas como XMG, Eluktronics, Schenker, entre outras) capazes de oferecer especificações semelhantes ou até superiores a modelos da ASUS ROG, HP Omen, ou MSI a preços significativamente mais baixos. Porém, não pense que vai conseguir meter as mãos no mesmo exato produto. Existem compromissos quando opta por um portátil de uma marca com menos peso no mercado. Vale a pena investir num portátil de marca alternativa? portáteis de alta performance "low-cost"? sim... existem! A resposta depende do que procuras: Preço/Performance – Marcas como Tongfang conseguem oferecer mais hardware por menos dinheiro porque evitam grandes campanhas de marketing e não cobram pelo “prestígio” da marca. Assim, se quiseres um portátil com um processador topo de gama e uma RTX 4080 ou 4090 por menos dinheiro, pode ser uma solução. Personalização – Muitas de...