Avançar para o conteúdo principal

“Foi enviado por Deus”. Cientistas criam novo anticorpo capaz de neutralizar a Ómicron e futuras variantes



Uma equipa de pesquisa na China diz ter desenvolvido um novo tipo de anticorpo que pode neutralizar a Ómicron e futuras variantes do coronavírus, de acordo com o ‘South China Morning Post’ (SCMP).


A descoberta surpresa – feita enquanto os cientistas investigavam outra doença – coloca os humanos “um passo à frente na corrida” contra a pandemia, segundo a principal autora, Jinghe Huang, da Universidade Fudan, em Xangai.


O novo anticorpo foi sintetizado a partir de componentes de dois anticorpos diferentes, produzidos por células imunes humanas. Quando usados ​​nas suas formas naturais, esses anticorpos eram fúteis contra a variante Ómicron,


No entanto, a versão feita pelo homem violou a linha de defesa da Ómicron, usando o que Huang descreveu como uma série de “movimentos combinados” semelhantes aos do jogo ‘Street Fighter’.


A equipa de Huang e do Centro Nacional de Pesquisa Clínica para Doenças Respiratórias, em Guangzhou, desenvolveu oito anticorpos diferentes, altamente potentes, num curto período de tempo, através desta nova abordagem.


“Existem muito poucos anticorpos que podem neutralizar a Ómicron no mundo. Sinto que este foi enviado por Deus”, disse a especialista, citada pelo jornal. “É uma nova descoberta, muito significativa”, complementou Wen Yumei, diretor do Instituto de Microrganismos Patogénicos em Fudan.


Huang disse ainda que a descoberta da sua equipa foi uma surpresa porque a tecnologia de anticorpos biespecíficos utilizada, não foi desenvolvida para a Ómicron, mas para outra doença infeciosa. “Funcionou muito bem, então experimentámos com a Covid-19”, explicou.


Combinar diferentes tipos de anticorpos naturais não foi fácil e os investigadores tentaram várias combinações. Depois de muitas falhas, a equipa descobriu oito capazes de destruir a Ómicron e outras variantes.


Os componentes, apesar de serem de diferentes anticorpos naturais, “têm papéis colaborativos no processo de neutralização”, disse Huang, adiantando que estes anticorpos também podem neutralizar variantes anteriores, incluindo a Delta e alguns coronavírus transportados por morcegos.


Os resultados sugeriram que esses novos anticorpos tinham muito potencial para lidar com novas variantes no futuro, de acordo com os investigadores.


https://multinews.sapo.pt/noticias/foi-enviado-por-deus-cientistas-criam-novo-anticorpo-capaz-de-neutralizar-a-omicron-e-futuras-variantes/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di