Avançar para o conteúdo principal

Bancos, seguradoras e gestoras de património querem mais IA e blockchain



 Uma melhor e mais eficiente prestação de serviços e um mercado sobrelotado são as principais razões que levam as empresas a procurar estas tecnologias


Nos próximos dois anos, 82% dos profissionais da área financeira consideram o aumento do investimento em assistentes de Inteligência Artificial (IA) e 78% esperam um aumento no investimento em ecossistemas associados e 68% em blockchain, apurou a Talkdesk, empresa de software na cloud para contact centers, através do estudo sobre a indústria dos serviços financeiros e seguros (FSI na sigla em inglês) – “Tecnologias emergentes e a melhoria da experiência do cliente (CX) em serviços financeiros”. Tendo como base os resultados de um inquérito online realizado em setembro de 2021 a 200 profissionais qualificados de serviços financeiros em diferentes mercados globais, incluindo bancos, pagamentos, seguros e gestão de património de 10 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Singapura), a empresa concluiu que foram as crescentes expectativas dos clientes e dos segurados para uma satisfação mais completa das suas necessidades e um mercado sobrelotado que levaram as organizações de serviços financeiros e seguros a procurar por estas tecnologias.


Com potencial para melhorar a recolha e utilização segura dos dados dos clientes, a blockchain tem maior potencial para alcançar novos clientes, ao mesmo tempo que aumenta a segurança, os ecossistemas facilitam a recolha segura de dados de clientes a partir de uma gama mais ampla de fontes e os assistentes de IA podem melhorar a precisão e rapidez do apoio, num mercado cada vez mais competitivo que está a forçar os operadores estabelecidos na indústria dos Serviços Financeiros e Seguros a melhor satisfazer as crescentes expectativas dos clientes e segurados. Resposta rápida, proatividade e respeito pelos padrões de privacidade e segurança de dados são as vantagens apontadas. O relatório da Talkdesk indica ainda que se espera que as tecnologias emergentes desempenhem um papel central no contacto entre agentes de contact center e clientes, assegurando a proteção dos dados recolhidos.


            De notar também que os novos participantes no mercado e os efeitos duradouros da pandemia nas finanças dos consumidores estão a aumentar a relevância nos investimentos das empresas de Serviços Financeiros e Seguros. Em relação ao ano passado, 89% dos profissionais indicam que os clientes esperam que as questões que apresentam sejam resolvidas rapidamente, 82% revelam que os clientes esperam cada vez mais para ver as suas questões respondidas de forma proativa e 80% indicam que os cientes estão menos pacientes face a possíveis interrupções na resolução dos seus problemas.


            Porém, as leis de privacidade do consumidor e as preocupações crescentes em relação à proteção dos dados tornam mais difícil proporcionar o tipo de relação que os clientes esperam. Em comparação com 2020, 85% dos profissionais da experiência do cliente dizem que os clientes estão mais preocupados com a gestão segura das suas informações pessoais e financeiras e 73% dos profissionais acrescenta que as leis de privacidade do consumidor vão tornar mais difícil o desenvolvimento de interações personalizadas no futuro. David Gardner, vice-presidente de research and insights na Talkdesk, disse em comunicado que “os prestadores de serviços financeiros e de seguros devem adaptar-se para prestar um serviço personalizado e proactivo que mantenha elevados níveis de segurança e integridade dos dados” e os profissionais inquiridos destacam que, para isso acontecer, devem aproveitar os pontos fortes de interação humana e da tecnologia, sendo que 71% afirmam que as equipas que prestam contacto pessoal são importantes para uma execução bem-sucedida da estratégia de experiência do cliente e 78% afirmam que a tecnologia e os sistemas também o são.


            Ainda que as empresas de FSI reconheçam o potencial destas tecnologias, estas encontram-se nas fases iniciais a intermédias da sua implementação e mais de um terço das instituições ainda está a explorar ou a experimentar as potenciais aplicações destas tecnologias emergentes: 37% com assistentes de AI, 37% através de blockchain e 32% através de ecossistemas integrados.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/2021-11-15-bancos-seguradoras-e-gestoras-de-patrimonio-querem-mais-ia-e-blockchain/

Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...