Avançar para o conteúdo principal

Tribunal Europeu autoriza Bruxelas a bloquear ajudas a Polónia e Hungria


Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban. Hungria é um dos países afetado pela decisão do Tribunal Europeu de Justiça. © EPA/YURI KOCHETKOV.


 Tribunal de Justiça da União Europeia dá poderes à Comissão Europeia para congelar fundos europeus a países que não respeitarem as regras do estado de direito.


A Comissão Europeia pode bloquear as ajudas financeiras à Polónia e à Hungria por não respeitarem as regras do estado de direito. Esta foi a decisão anunciada nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça da União Europeia, na sequência de uma queixa apresentada pelos dois países em março de 2021.


Na altura, os governos da Hungria e da Polónia tinham contestado o mecanismo que condiciona o acordo dos fundos europeus ao respeito pelas regras do estado de direito. Os dois países têm sido sistematicamente acusados de violar o Estado de direito nos últimos anos.


A decisão é definitiva e não é passível de recurso, apesar de os dois países poderem contestá-la para terem acesso às verbas comunitárias. Polónia e Hungria terão de mostrar que têm um sistema judicial totalmente independente e promover a transparência na utilização dos fundos.


A Polónia foi o país dos 27 membros da União Europeia que mais dinheiro recebeu entre 2014 e 2020, no valor de 104 mil milhões de euros. A Hungria beneficiou de 45 mil milhões de euros no mesmo período, recorda a edição europeia do jornal The New York Times.


A decisão do tribunal europeu foi divulgada a menos de dois meses das eleições legislativas na Hungria, agendadas para 3 de abril. O atual chefe de Governo húngaro, Viktor Orban, enfrenta uma coligação de seis partidos. Sem acesso aos fundos da União Europeia, a situação económica da Hungria poderá deteriorar-se.


O mecanismo para bloquear as ajudas financeiras a países que não cumpram as regras do estado de direito foi aprovado em dezembro de 2020, no final de uma cimeira da União Europeia. Mas a sua implementação ficou condicionada à decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia.


Essa condição permitiu suspender o veto de Polónia e Hungria à aprovação do plano de recuperação europeu à covid-19, no valor de 750 mil milhões de euros, e do orçamento comunitário entre 2021 e 2027.


Diogo Ferreira Nunes

https://www.dinheirovivo.pt/economia/tribunal-europeu-autoriza-bruxelas-a-bloquear-ajudas-a-polonia-e-hungria-14593620.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di