Avançar para o conteúdo principal

União Europeia promove projeto para carros elétricos com autonomia de 1000 quilómetros

A União Europeia está a promover o projeto EVC1000. Consta desta iniciativa o suporte para a criação de carros elétricos para viagens diárias de 1000 quilómetros.

Este projeto é composto por 10 fabricantes de automóveis. Conforme descrito, estas empresas serão envolvidas no desenvolvimento de componentes e soluções, como motores elétricos integrados nas rodas dos veículos.

Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação
Esta iniciativa faz parte do programa Horizonte 2020. Desta forma, a UE quer promover o desenvolvimento e a inovação da indústria europeia para manter a sua competitividade ao nível mundial. Este projeto tem um orçamento generoso, foram alocados quase 80.000 milhões de euros.

Entretanto, o projeto EVC1000 recebeu um investimento de 6,8 milhões de euros por três anos.

As empresas de fabrico automóvel que fazem parte do EVC1000 são a Audi, JAC (sócio da Seat na China), AVL, Brembo, Elaphe, Fraunhofer, Ideias & Movimento, Tenneco, da Universidade Técnica de Ilmenau (Alemanha) e da Universidade de Surrey (Reino Unido).

Tecnologia de motores elétricos dentro das rodas
Este grupo de empresas tem a missão de criar um SUV 100% elétrico. Além disso, tem de ser capaz de atingir um desempenho superior a qualquer veículo até hoje fabricado. Dessa forma, a tecnologia estará no centro desta inovação, graças à tecnologia de motores elétricos dentro das rodas. Aliás, esta é uma tecnologia já explorada por uma empresa eslovena.

A escolha de uma carroçaria do tipo SUV deve-se à sua maior altura e espaço, que, junto com o fator motores, módulos de transmissão e potência a serem realocados nas rodas, libertam um grande espaço que pode ser utilizado para instalar as baterias.

Mais espaço e comodidade de recarga
O objetivo perseguido não é apenas alcançar uma autonomia de 1.000 km por carga. Mais que isto é conseguir que os carros elétricos recuperem a sua autonomia total com uma carga de apenas 90 minutos.

A autonomia, assim como apostar em melhores baterias, com mais capacidade, têm como base a utilização de componentes mais eficientes. Assim, estão em cima da mesa sistemas de travagem eletrónica, um poderoso sistema regenerativo de travagem, um sistema otimizado ABS, motores elétricos mais eficientes, além de investigação para as baterias usarem outro tipo de tecnologia.

Contudo, mais que haver um veículo de grande autonomia, é ter forte poder de autorregeneração e rápida recarga elétrica. Atualmente, este tipo de ingredientes já estão a ser testados. Um exemplo dessas tecnologias pode ser encontrado no Porsche Taycan e no Audi e-tron GT, que têm um sistema protótipo de potência da carga de 350 kW.

Para 2021, as empresas que fazem parte deste projeto devem já ter conseguido apresentar algo. Os objetivos terão obrigatoriamente de passar por mostrar protótipos dos carros 100% elétricos com autonomia de 1.000 quilómetros por carga.

Estes protótipos terão como base os SUV elétricos e conhecidos do público. Assim, irão ter na essência o Audi e-tron e o JAC iEV6S.

https://pplware.sapo.pt/motores/uniao-europeia-promove-projeto-para-carros-eletricos-com-autonomia-de-1-000-quilometros/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di