Avançar para o conteúdo principal

União Europeia promove projeto para carros elétricos com autonomia de 1000 quilómetros

A União Europeia está a promover o projeto EVC1000. Consta desta iniciativa o suporte para a criação de carros elétricos para viagens diárias de 1000 quilómetros.

Este projeto é composto por 10 fabricantes de automóveis. Conforme descrito, estas empresas serão envolvidas no desenvolvimento de componentes e soluções, como motores elétricos integrados nas rodas dos veículos.

Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação
Esta iniciativa faz parte do programa Horizonte 2020. Desta forma, a UE quer promover o desenvolvimento e a inovação da indústria europeia para manter a sua competitividade ao nível mundial. Este projeto tem um orçamento generoso, foram alocados quase 80.000 milhões de euros.

Entretanto, o projeto EVC1000 recebeu um investimento de 6,8 milhões de euros por três anos.

As empresas de fabrico automóvel que fazem parte do EVC1000 são a Audi, JAC (sócio da Seat na China), AVL, Brembo, Elaphe, Fraunhofer, Ideias & Movimento, Tenneco, da Universidade Técnica de Ilmenau (Alemanha) e da Universidade de Surrey (Reino Unido).

Tecnologia de motores elétricos dentro das rodas
Este grupo de empresas tem a missão de criar um SUV 100% elétrico. Além disso, tem de ser capaz de atingir um desempenho superior a qualquer veículo até hoje fabricado. Dessa forma, a tecnologia estará no centro desta inovação, graças à tecnologia de motores elétricos dentro das rodas. Aliás, esta é uma tecnologia já explorada por uma empresa eslovena.

A escolha de uma carroçaria do tipo SUV deve-se à sua maior altura e espaço, que, junto com o fator motores, módulos de transmissão e potência a serem realocados nas rodas, libertam um grande espaço que pode ser utilizado para instalar as baterias.

Mais espaço e comodidade de recarga
O objetivo perseguido não é apenas alcançar uma autonomia de 1.000 km por carga. Mais que isto é conseguir que os carros elétricos recuperem a sua autonomia total com uma carga de apenas 90 minutos.

A autonomia, assim como apostar em melhores baterias, com mais capacidade, têm como base a utilização de componentes mais eficientes. Assim, estão em cima da mesa sistemas de travagem eletrónica, um poderoso sistema regenerativo de travagem, um sistema otimizado ABS, motores elétricos mais eficientes, além de investigação para as baterias usarem outro tipo de tecnologia.

Contudo, mais que haver um veículo de grande autonomia, é ter forte poder de autorregeneração e rápida recarga elétrica. Atualmente, este tipo de ingredientes já estão a ser testados. Um exemplo dessas tecnologias pode ser encontrado no Porsche Taycan e no Audi e-tron GT, que têm um sistema protótipo de potência da carga de 350 kW.

Para 2021, as empresas que fazem parte deste projeto devem já ter conseguido apresentar algo. Os objetivos terão obrigatoriamente de passar por mostrar protótipos dos carros 100% elétricos com autonomia de 1.000 quilómetros por carga.

Estes protótipos terão como base os SUV elétricos e conhecidos do público. Assim, irão ter na essência o Audi e-tron e o JAC iEV6S.

https://pplware.sapo.pt/motores/uniao-europeia-promove-projeto-para-carros-eletricos-com-autonomia-de-1-000-quilometros/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...