Avançar para o conteúdo principal

Há uma prisão sem grades na Índia onde os detidos têm de procurar emprego para se sustentar

Na prisão de Sanganer, na cidade indiana de Jaipur, os detidos ganham um teto para viver, mas não recebem nem dinheiro, nem alimentação. Para sobreviver, têm de encontrar um emprego fora da cadeia.

É uma autêntica prisão sem grades. Em Sanganer, na cidade indiana de Jaipur, os detidos têm um teto para viver, mas são obrigados a procurar um emprego se quiserem sobreviver. Normalmente, segundo a BBC, ganham a vida em ocupações como as de operários, motoristas e até professores de ioga.

Sugna e Ramchand são um casal de indianos e ambos foram condenados por assassinato. A casa destes dois indianos dividem fica na Prisão Aberta de Sanganer. Esta prisão não tem grades, não tem seguranças e os detidos são encorajados a procurar emprego na cidade e ir trabalhar todos os dias.

Esta prisão, aberta desde a década de 1950, abriga 450 pessoas e é uma das cerca de 30 instituições deste tipo na Índia.

Smita Chakraburtty lidera uma campanha que tem como principal objetivo tornar as prisões abertas numa norma em todo o país. “O sistema de justiça criminal trata de um incidente e não sabe o que fazer com um indivíduo“, argumenta,adiantando ainda que a sua causa ganha cada vez mais força: quatro estados construíram novas prisões, desta vez abertas, no ano passado.

Questionados sobre por que motivo se encontram detidos nesta prisão indiana, a maior parte responde “302”, referindo-se à Secção 302 do Código Penal da Índia que estabelece a punição por assassinato. Para eles, a prisão é “a fazenda” na qual vivem muito felizes.

Para chegar a Sanganer, todos eles precisam de ter cumprido pelo menos dois terços das suas sentenças em prisões fechadas. Em comparação com o resto das prisões, “Sanganer é liberdade”, afirmam.

Aliás, o governo do Estado de Rajastão já teve, inclusivamente, de despejar pessoas daquela unidade, que não queriam sair de Sanganer por terem empregos estáveis e escolas para os seus filhos. Ainda assim, são muitos os detidos que lutam diariamente contra a perceção das pessoas sobre aquela prisão.

No entanto, apesar de detidos, vivem uma versão da vida comum, só que dentro de uma prisão: compram smartphones e televisões, não usam uniformes e vivem em pequenas casas numeradas dentro daquele recinto. Cada prisioneiro recebe uma casa fornecida pelo governo numa das ruas estreitas de Sanganer e o resto fica inteiramente nas suas mãos, já que a prisão não lhes fornece água, alimentação nem renda gratuita.

Na prática,a única regra naquela prisão é que, todas as noites, os detidos devem responder a uma chamada. Quem não estiver presente à chamada corre o risco de voltar para uma prisão fechada. Sanganer dificilmente parece uma prisão, exceto neste momento.

https://zap.aeiou.pt/prisao-sem-grades-na-india-239526

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...