Avançar para o conteúdo principal

Sondors quer revolucionar tudo sobre o carro elétrico





Todos os anos, aparecem vários novos projetos para novos carros elétricos, muitos deles feitos por novas empresas, que nunca fizeram automóveis. E há veículos para todos os gostos, desportivos, de luxo, citadinos, de trabalho e até motociclos. Por isso, quando surge um novo projeto, já não chama tanto a atenção. A não ser que seja como a Sondors, que pretende revolucionar tudo o que tem a ver com a criação e a utilização de um carro elétrico, tudo de modo a que uma pessoa o possa comprar por 10 mil euros.

A Sondors surgiu em 2015, com uma moto elétrica, que, ao chegar a 42 países diferentes, teve o sucesso suficiente para permitir à startup americana lançar um protótipo para um carro elétrico de três rodas, angariando mais de um milhão de dólares através de investimento por crowdfunding. O objetivo é lançar o carro no mercado por um preço de 10 mil dólares, ou pelo menos não muito longe disso, e para isso está a aceitar reservas no valor de 100 dólares.

Para baixar o preço do Sondors de três rodas, a startup americana pretende reduzir os custos de conceção produção e distribuição, e para isso vai procurar juntar um conjunto de peças que possam ser adquiridas em qualquer lado, para que o carro possa ser construído em pequena escala em qualquer lugar. Deste modo, não será preciso construir uma fábrica com uma linha de produção de grandes dimensões, nem transportar milhares de veículos de um lado ao outro do mundo, pois o carro poderá ser construído perto do cliente. Este poderá personalizar o carro e recebê-lo diretamente em casa. Algo otimista, pois faz quase tudo ao contrário do que é habitual na indústria automóvel.

Quanto ao carro de três rodas em si, tem três lugares, dois atrás e um à frente, e pode ser equipado com três baterias diferentes, oferecendo autonomias de 120, 240 ou 320 quilómetros. Estas vão poder ser trocadas por baterias diferentes se o condutor assim o desejar. O motor elétrico gera 170 cv de potência, o que lhe deve garantir performances interessantes, já que pesa apenas 820 kg. A Sondors conta oferecer o seu primeiro carro já em abril, mas para já apenas nos Estados Unidos.

https://www.motor24.pt/noticias/sondors-quer-revolucionar-tudo-sobre-o-carro-eletrico/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di