Avançar para o conteúdo principal

Teste do Alce. Ford Focus tão rápido como o McLaren 675 LT e o Audi R8

O Ford Focus foi posto à prova no teste do alce e o resultado alcançado surpreendeu. É verdade que não chegou para um novo recorde, mas andou lá perto.

O site espanhol Km77 pôs à prova o novo Ford Focus e o modelo da marca da oval azul conseguiu ultrapassar o teste a 83 km/h, um valor impressionante. Quem é que disse que para conseguir um bom resultado no teste do alce é preciso um esquema de suspensão muito evoluído?

A unidade testada, um Focus 1.0 EcoBoost, não contava com a suspensão traseira do tipo multilink, que equipa as versões mais potentes do novo modelo, mas sim a mais simples suspensão traseira de barras de torção, o que torna este resultado ainda mais impressionante.

A passagem, com sucesso — sem deitar nenhum cone abaixo —, a 83 km/h é um valor mesmo muito bom. Para teres uma ideia, esta velocidade foi a mesma que o McLaren 675LT e o Audi R8 V10 alcançaram no mesmo teste.

Clube dos 80 km/h
Com este resultado, o Ford Focus junta-se ao restrito clube dos “80 km/h”, onde se encontram todos os modelos que conseguiram atingir os 80 km/h ou mais neste teste. Neste grupo encontram-se, para além do McLaren e do Audi, algumas surpresas como o Nissan X-Trail dCi 130 4×4 (o único SUV que conseguiu cumprir o teste a 80 km/h).

No entanto, o recorde de velocidade no teste do alce pertence ainda a um carro de… 1999. Sim, só o Citroën Xantia V6 Activa, até hoje, conseguiu fazer melhor ao atingir os 85 km/h — graças à milagrosa suspensão Hydractive.


O teste do Ford Focus

Na primeira tentativa, o piloto de testes do site espanhol, sem conhecer as reações do carro às violentas transferências de massa, conseguiu alcançar facilmente os 77 km/h, provando a previsibilidade das reações do Focus.

Já na melhor tentativa, a tal dos 83 km/h, nota-se uma ligeira subviragem e é ainda possível observar o momento em que o controlo de estabilidade entra em ação (assinalado pelo acionamento das luzes de travagem). No entanto, de acordo com a equipa do Km77, a ação do controlo de estabilidade é subtil e precisa.

Por fim, o Ford Focus foi ainda posto à prova num teste de slalom, que cumpriu a uma velocidade na casa dos 70 km/h, sendo que os pneus, uns Michelin Pilot Sport 4, apenas começaram a mostrar desgaste na fase final do teste.

https://www.razaoautomovel.com/2019/01/teste-do-alce-ford-focus

Comentários

Notícias mais vistas:

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...