Avançar para o conteúdo principal

Teste do Alce. Ford Focus tão rápido como o McLaren 675 LT e o Audi R8

O Ford Focus foi posto à prova no teste do alce e o resultado alcançado surpreendeu. É verdade que não chegou para um novo recorde, mas andou lá perto.

O site espanhol Km77 pôs à prova o novo Ford Focus e o modelo da marca da oval azul conseguiu ultrapassar o teste a 83 km/h, um valor impressionante. Quem é que disse que para conseguir um bom resultado no teste do alce é preciso um esquema de suspensão muito evoluído?

A unidade testada, um Focus 1.0 EcoBoost, não contava com a suspensão traseira do tipo multilink, que equipa as versões mais potentes do novo modelo, mas sim a mais simples suspensão traseira de barras de torção, o que torna este resultado ainda mais impressionante.

A passagem, com sucesso — sem deitar nenhum cone abaixo —, a 83 km/h é um valor mesmo muito bom. Para teres uma ideia, esta velocidade foi a mesma que o McLaren 675LT e o Audi R8 V10 alcançaram no mesmo teste.

Clube dos 80 km/h
Com este resultado, o Ford Focus junta-se ao restrito clube dos “80 km/h”, onde se encontram todos os modelos que conseguiram atingir os 80 km/h ou mais neste teste. Neste grupo encontram-se, para além do McLaren e do Audi, algumas surpresas como o Nissan X-Trail dCi 130 4×4 (o único SUV que conseguiu cumprir o teste a 80 km/h).

No entanto, o recorde de velocidade no teste do alce pertence ainda a um carro de… 1999. Sim, só o Citroën Xantia V6 Activa, até hoje, conseguiu fazer melhor ao atingir os 85 km/h — graças à milagrosa suspensão Hydractive.


O teste do Ford Focus

Na primeira tentativa, o piloto de testes do site espanhol, sem conhecer as reações do carro às violentas transferências de massa, conseguiu alcançar facilmente os 77 km/h, provando a previsibilidade das reações do Focus.

Já na melhor tentativa, a tal dos 83 km/h, nota-se uma ligeira subviragem e é ainda possível observar o momento em que o controlo de estabilidade entra em ação (assinalado pelo acionamento das luzes de travagem). No entanto, de acordo com a equipa do Km77, a ação do controlo de estabilidade é subtil e precisa.

Por fim, o Ford Focus foi ainda posto à prova num teste de slalom, que cumpriu a uma velocidade na casa dos 70 km/h, sendo que os pneus, uns Michelin Pilot Sport 4, apenas começaram a mostrar desgaste na fase final do teste.

https://www.razaoautomovel.com/2019/01/teste-do-alce-ford-focus

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di