Avançar para o conteúdo principal

Elon Musk liberta toda as patentes Tesla para “salvar o planeta”

Elon Musk é uma figura mediática no mundo da tecnologia. O líder da Tesla é conhecido por não ter papas na língua e objectivos grandiosos.

Musk é também um ávido defensor do meio ambiente. De acordo com o NDTV, o carismático empresário anunciou na passada quinta-feira que libertou todas as patentes da Tesla.



Esta decisão faz parte de uma luta constante para combater o aquecimento global e é uma jogada bastante corajosa, considerando a indústria.

Todas as patentes da Tesla Motors estão disponíveis para quem quiser

Nesse sentido, Elon Musk declarou na mesma conferência que a Tesla não irá processar ninguém. Qualquer pessoa de boa fé, poderá fazer uso das patentes para criar novas tecnologias.

Ironicamente, ainda hoje falámos de como um ex-colaborador Apple foi preso por roubar informações relativas a carros autónomos. Aqui vemos duas realidades de duas empresas diferentes.

Em primeiro lugar Musk afirma que a Tesla Motors foi criada para acelerar o progresso do transporte sustentável. O mesmo também declara que se abrimos um caminho para este tipo de veículos mas colocarmos obstáculos como propriedade intelectual, não vamos a lado nenhum.

Musk é céptico em relação a certas patentes
O dinâmico empresário mostrou-se bastante céptico em relação a este tipo de patentes. Para Musk, são apenas formas de estancar o progresso e ajudar a enriquecer as empresas em vez dos seus inventores.

Contudo, isso acaba por ser um pouco contraditório pois os próprios inventores precisam das patentes para proteger a sua propriedade intelectual de pessoas mal intencionadas.

Em suma, Elon acredita que ao aplicar esta filosofia open source, a Tesla irá crescer ainda mais, juntamente com o potencial para criar carros amigos do ambiente. É claro que pode tudo também ser uma estratégia de relações públicas por isso vamos ver o que o futuro reserva para a Tesla e o seu energético CEO.

https://4gnews.pt/elon-musk-liberta-toda-as-patentes-tesla-para-salvar-o-planeta/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di