Avançar para o conteúdo principal

Viajar de avião é uma “vacina natural” (e pode salvar a Humanidade)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, descobriu que as viagens de avião podem agir como uma “vacina natural”, podendo proteger a Humanidade de uma grande pandemia.

De acordo com os investigadores, citados pelo The Daily Mail, este tipo de viagens aéreas espalham constantemente pequenas doenças fracas e não fatais por todo o mundo, aumentando a resistência do sistema imunológico de milhões de pessoas a várias bactérias e vírus oriundas de várias partes do globo.

A equipa, liderada por Robin Thompson, deduziu, por isso, que, caso uma doença se torne potencialmente mortal, boa parte da Humanidade terá já proteção imunológica contra essa patologia. Os resultados da pesquisa foram divulgados esta semana no arquivo BioRxiv.

Para estes especialistas, esta descoberta é comparável ao efeito de uma vacina, uma vez que viajar está, de certa forma, a introduzir no sistema imunológico das pessoas pequenos vestígios de doenças, formando assim uma proteção contra as mesmas.

Vários especialistas concordam que o mundo poderá enfrentar uma pandemia mundial no futuro. Um surto fatal deste tipo poderá matar 900 milhões de pessoas em todo o mundo, nota ainda o The Daily Mail.

O especialista Eric Toner, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos afirmou: “Eu sei [que uma pandemia] vai acontecer, só não sei é quando”.

https://zap.aeiou.pt/viajar-aviao-vacina-natural-225167

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...