Um dos temas mais populares da atualidade é a energia. Os motores elétricos estão na moda e, em total desuso, mesmo démodé, estão os veículos com motor a gasolina. Mas calma, a tecnologia não deixou de evoluir nestes motores e estes não estão obsoletos ou mortos.
A Mazda apresentou uma pequena revolução ao dar a conhecer o primeiro motor de compressão a gasolina.
Mas afinal o que é um motor de compressão a gasolina?
Vamos imaginar que dentro de 5 anos o preço da gasolina, dado o ímpeto dos motores elétricos, cai para menos de metade do que temos hoje. Já viu que poderá haver, afinal, um novo rumo nestes motores?
Mas nem é nesse cenário que a Mazda está a apostar. Na prática, este motor a gasolina funciona como um motor a diesel. Assim, a vantagem é de tal forma interessante que estão em causa níveis elevados de eficiência e redução considerável dos consumos.
Skyactiv-X, a revolução no motor a gasolina?
Chama-se Skyactiv-X e faz parte do programa de redução de emissões poluentes em 50% na Mazda, até 2030. Esta proposta da empresa será produzida lado-a-lado com as unidades em que a Mazda irá criar a energia.
Este tipo de motor de compressão ou de combustão espontânea recorre ao movimento do pistão para comprimir o ar e queimar o combustível. Esta compressão faz aumentar a temperatura e dá-se a explosão sem haver necessidade de uma vela de ignição.
https://pplware.sapo.pt/high-tech/mazda-revoluciona-motor-a-gasolina-com-ignicao-por-compressao/
A Mazda apresentou uma pequena revolução ao dar a conhecer o primeiro motor de compressão a gasolina.
Mas afinal o que é um motor de compressão a gasolina?
Vamos imaginar que dentro de 5 anos o preço da gasolina, dado o ímpeto dos motores elétricos, cai para menos de metade do que temos hoje. Já viu que poderá haver, afinal, um novo rumo nestes motores?
Mas nem é nesse cenário que a Mazda está a apostar. Na prática, este motor a gasolina funciona como um motor a diesel. Assim, a vantagem é de tal forma interessante que estão em causa níveis elevados de eficiência e redução considerável dos consumos.
Skyactiv-X, a revolução no motor a gasolina?
Chama-se Skyactiv-X e faz parte do programa de redução de emissões poluentes em 50% na Mazda, até 2030. Esta proposta da empresa será produzida lado-a-lado com as unidades em que a Mazda irá criar a energia.
Este tipo de motor de compressão ou de combustão espontânea recorre ao movimento do pistão para comprimir o ar e queimar o combustível. Esta compressão faz aumentar a temperatura e dá-se a explosão sem haver necessidade de uma vela de ignição.
https://pplware.sapo.pt/high-tech/mazda-revoluciona-motor-a-gasolina-com-ignicao-por-compressao/
Comentários
Enviar um comentário