Avançar para o conteúdo principal

Mazda revoluciona motor a gasolina com ignição por compressão

Um dos temas mais populares da atualidade é a energia. Os motores elétricos estão na moda e, em total desuso, mesmo démodé, estão os veículos com motor a gasolina. Mas calma, a tecnologia não deixou de evoluir nestes motores e estes não estão obsoletos ou mortos.

A Mazda apresentou uma pequena revolução ao dar a conhecer o primeiro motor de compressão a gasolina.


Mas afinal o que é um motor de compressão a gasolina?

Vamos imaginar que dentro de 5 anos o preço da gasolina, dado o ímpeto dos motores elétricos, cai para menos de metade do que temos hoje. Já viu que poderá haver, afinal, um novo rumo nestes motores?

Mas nem é nesse cenário que a Mazda está a apostar. Na prática, este motor a gasolina funciona como um motor a diesel. Assim, a vantagem é de tal forma interessante que estão em causa níveis elevados de eficiência e redução considerável dos consumos.


Skyactiv-X, a revolução no motor a gasolina?

Chama-se Skyactiv-X e faz parte do programa de redução de emissões poluentes em 50% na Mazda, até 2030. Esta proposta da empresa será produzida lado-a-lado com as unidades em que a Mazda irá criar a energia.

Este tipo de motor de compressão ou de combustão espontânea recorre ao movimento do pistão para comprimir o ar e queimar o combustível. Esta compressão faz aumentar a temperatura e dá-se a explosão sem haver necessidade de uma vela de ignição.

https://pplware.sapo.pt/high-tech/mazda-revoluciona-motor-a-gasolina-com-ignicao-por-compressao/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...

"Bolsa tem risco, depósitos têm certeza de perda"

Maria Luís Albuquerque, comissária europeia para Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento, diz ser "indispensável" mobilização da poupança privada para financiar prioridades europeias.  É “indispensável” que haja na Europa uma “mobilização da poupança privada – que tem volumes significativos” – para financiar as “prioridades” europeias, porque, defende Maria Luís Albuquerque, comissária europeia, os “orçamentos públicos não serão suficientes“. A ex-ministra das Finanças, que na Comissão Europeia recebeu a pasta dos Serviços Financeiros e a União da Poupança e do Investimento, assinala que, sobretudo no contexto geopolítico atual, têm de ser dadas condições ao cidadãos para investirem mais nos mercados de capitais – porque “investir nos mercados de capitais tem risco de perda, aplicar poupanças em depósitos a prazo tem tido certeza de perda“. As declarações de Maria Luís Albuquerque foram feitas num evento anual da CMVM, o supervisor do mercado de capitais portu...