Avançar para o conteúdo principal

9 truques para encontrar tudo o que precisa com a pesquisa do Google

Esta infindável fonte de informação pode ser uma ferramenta muito útil de trabalho. Saber pesquisar com mestria é um grande trunfo.

Inventado há duas décadas, o Google é hoje sinónimo de internet e está invariavelmente na vida de toda a gente que usa um computador.

Procurar por um site específico:

A possibilidade de pesquisar exclusivamente o conteúdo de um determinado site é uma forma muito rápida de chegar ao resultado pretendido, sem ser inundado por outras fontes. Se quer saber os preços e o desempenho de um tablet e prefere, por exemplo, confiar na informação da DECO PROTESTE, pode escrever o endereço do site e a palavra ou frase que pretende encontrar. Por exemplo: deco.proteste.pt tablets.

Não se lembra bem do nome? Use o asterisco:

Quando não nos recordamos exatamente da palavra ou frase completa que pretendemos pesquisar, o asterisco “*” faz milagres. Pode ser usado no início, no meio ou mesmo no fim da palavra ou expressão que pretendemos procurar. Por exemplo uma morada “Avenida Engenheiro * e Oliveira Lisboa”. Este truque torna-se muitas vezes desnecessário, pois o próprio Google ajuda nesta missão, sugerindo automaticamente opções em função do que vamos escrevendo no campo de pesquisa.
pesquisa google

Frases inteiras sempre entre aspas:

Esta dica permite poupar imenso tempo se souber exatamente o que procura. Evita ser inundado com centenas de resultados pouco relevantes. Basta para isso escrever a expressão que procura entre aspas “ ”. Dessa forma só serão devolvidos resultados onde a expressão exista integralmente. Por exemplo: Vai desfazer-se do computador? Se a pesquisar, o nosso artigo com este título aparecerá no topo da lista de resultados.

Remova palavras irrelevantes:

Por oposição à dica anterior, esta dica permite remover palavras que não são importantes, mas que geram muitos resultados se estiverem presentes no expressão pesquisada. Por exemplo, se estiver à procura de informações sobre uma localidade que existe em diferentes regiões do País, pode excluir os resultados da região que não lhe interessa, utilizando o operador matemático (-) menos. Pesquise por “Cercal -Alentejo” para encontrar informações sobre Cercal, no Cadaval, ou Cercal, em Ourém.

Procurar uma data concreta:

Se a informação que procura está relacionada com um facto ocorrido num determinado período de tempo, pode utilizar reticências (“…”) para restringir os resultados a esse espaço temporal. Por exemplo: “PIB Portugal 2013…2015”. Também é possível fazer pesquisas datadas carregando na opção “Ferramentas”, que fica imediatamente abaixo da caixa de pesquisa. A seguir, clique na opção “Qualquer altura”. Por fim, escolha “Intervalo personalizado”.
pesquisa google

Juntar várias pesquisas numa só:

Se em muitas das suas pesquisas não quer usar apenas um único termo, basta usar o termo “OR” (expressão que em inglês significa "ou") em letras maiúsculas. Por exemplo, “Homem aranha OR filme” vai mostrar-lhe as informações sobre este super-herói ou que estejam relacionadas com os filmes da saga.

Procurar por palavras-chave no título de um artigo:

O algoritmo de pesquisa do Google procura palavras-chave por todo o conteúdo das páginas, incluindo o título, o subtítulo, o URL ou o corpo do texto. No entanto, se quiser fazer uma busca por um termo que esteja somente num destes campos, há forma de o fazer: coloque “intitle” antes da busca. Por exemplo, “intitle:tablets para o regresso às aulas”.

Se desejar fazer a sua pesquisa concentrando-se apenas no corpo do texto, basta colocar na barra de pesquisa o termo “intext” Ou seja, “intext:evita o roubo de identidade ou que informação pessoal vai parar à internet”. Se quiser pesquisar no URL ou no subtítulo, insira "URL" ou "subtitle", respetivamente, seguindo a mesma lógica.
pesquisa google

Procurar por palavras-chave em documentos de arquivo:

É possível procurar por resultados disponíveis apenas em documentos arquivados, e em formato PDF, Word ou Power Point. Para isso basta escrever no campo de pesquisa o termo “filetype” e a extensão do arquivo depois da palavra a pesquisar. Por exemplo: gripe filetype:pdf.

Procurar resultados de jogos, horários do cinema ou de voos:

Para saber quais os últimos resultados e próximos jogos do seu clube, coloque na barra o nome do seu emblema de eleição. Por exemplo: “Juventus”. O Google permite também saber os locais e horários das salas de cinema mais próximas. Só precisa de digitar a palavra “cinema” seguida do nome do filme e, por fim, a cidade em que está. Veja o exemplo: “cinema venom lisboa”. No caso dos voos, só tem de escrever no campo de pesquisa o número do voo seguido do nome da companhia aérea. Por exemplo: TP 359 (voo TAP).

https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/tablets-computadores/dicas/9-truques-para-encontrar-tudo-o-que-precisa-com-a-pesquisa-do-google?utm_content=dicas-Google&utm_source=db-int-mb&utm_medium=nl_consumer&utm_campaign=nl_PTA_20181106

Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...