Avançar para o conteúdo principal

9 truques para encontrar tudo o que precisa com a pesquisa do Google

Esta infindável fonte de informação pode ser uma ferramenta muito útil de trabalho. Saber pesquisar com mestria é um grande trunfo.

Inventado há duas décadas, o Google é hoje sinónimo de internet e está invariavelmente na vida de toda a gente que usa um computador.

Procurar por um site específico:

A possibilidade de pesquisar exclusivamente o conteúdo de um determinado site é uma forma muito rápida de chegar ao resultado pretendido, sem ser inundado por outras fontes. Se quer saber os preços e o desempenho de um tablet e prefere, por exemplo, confiar na informação da DECO PROTESTE, pode escrever o endereço do site e a palavra ou frase que pretende encontrar. Por exemplo: deco.proteste.pt tablets.

Não se lembra bem do nome? Use o asterisco:

Quando não nos recordamos exatamente da palavra ou frase completa que pretendemos pesquisar, o asterisco “*” faz milagres. Pode ser usado no início, no meio ou mesmo no fim da palavra ou expressão que pretendemos procurar. Por exemplo uma morada “Avenida Engenheiro * e Oliveira Lisboa”. Este truque torna-se muitas vezes desnecessário, pois o próprio Google ajuda nesta missão, sugerindo automaticamente opções em função do que vamos escrevendo no campo de pesquisa.
pesquisa google

Frases inteiras sempre entre aspas:

Esta dica permite poupar imenso tempo se souber exatamente o que procura. Evita ser inundado com centenas de resultados pouco relevantes. Basta para isso escrever a expressão que procura entre aspas “ ”. Dessa forma só serão devolvidos resultados onde a expressão exista integralmente. Por exemplo: Vai desfazer-se do computador? Se a pesquisar, o nosso artigo com este título aparecerá no topo da lista de resultados.

Remova palavras irrelevantes:

Por oposição à dica anterior, esta dica permite remover palavras que não são importantes, mas que geram muitos resultados se estiverem presentes no expressão pesquisada. Por exemplo, se estiver à procura de informações sobre uma localidade que existe em diferentes regiões do País, pode excluir os resultados da região que não lhe interessa, utilizando o operador matemático (-) menos. Pesquise por “Cercal -Alentejo” para encontrar informações sobre Cercal, no Cadaval, ou Cercal, em Ourém.

Procurar uma data concreta:

Se a informação que procura está relacionada com um facto ocorrido num determinado período de tempo, pode utilizar reticências (“…”) para restringir os resultados a esse espaço temporal. Por exemplo: “PIB Portugal 2013…2015”. Também é possível fazer pesquisas datadas carregando na opção “Ferramentas”, que fica imediatamente abaixo da caixa de pesquisa. A seguir, clique na opção “Qualquer altura”. Por fim, escolha “Intervalo personalizado”.
pesquisa google

Juntar várias pesquisas numa só:

Se em muitas das suas pesquisas não quer usar apenas um único termo, basta usar o termo “OR” (expressão que em inglês significa "ou") em letras maiúsculas. Por exemplo, “Homem aranha OR filme” vai mostrar-lhe as informações sobre este super-herói ou que estejam relacionadas com os filmes da saga.

Procurar por palavras-chave no título de um artigo:

O algoritmo de pesquisa do Google procura palavras-chave por todo o conteúdo das páginas, incluindo o título, o subtítulo, o URL ou o corpo do texto. No entanto, se quiser fazer uma busca por um termo que esteja somente num destes campos, há forma de o fazer: coloque “intitle” antes da busca. Por exemplo, “intitle:tablets para o regresso às aulas”.

Se desejar fazer a sua pesquisa concentrando-se apenas no corpo do texto, basta colocar na barra de pesquisa o termo “intext” Ou seja, “intext:evita o roubo de identidade ou que informação pessoal vai parar à internet”. Se quiser pesquisar no URL ou no subtítulo, insira "URL" ou "subtitle", respetivamente, seguindo a mesma lógica.
pesquisa google

Procurar por palavras-chave em documentos de arquivo:

É possível procurar por resultados disponíveis apenas em documentos arquivados, e em formato PDF, Word ou Power Point. Para isso basta escrever no campo de pesquisa o termo “filetype” e a extensão do arquivo depois da palavra a pesquisar. Por exemplo: gripe filetype:pdf.

Procurar resultados de jogos, horários do cinema ou de voos:

Para saber quais os últimos resultados e próximos jogos do seu clube, coloque na barra o nome do seu emblema de eleição. Por exemplo: “Juventus”. O Google permite também saber os locais e horários das salas de cinema mais próximas. Só precisa de digitar a palavra “cinema” seguida do nome do filme e, por fim, a cidade em que está. Veja o exemplo: “cinema venom lisboa”. No caso dos voos, só tem de escrever no campo de pesquisa o número do voo seguido do nome da companhia aérea. Por exemplo: TP 359 (voo TAP).

https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/tablets-computadores/dicas/9-truques-para-encontrar-tudo-o-que-precisa-com-a-pesquisa-do-google?utm_content=dicas-Google&utm_source=db-int-mb&utm_medium=nl_consumer&utm_campaign=nl_PTA_20181106

Comentários

Notícias mais vistas:

O filme de ficção científica mais assistido da Netflix: Quase 500 milhões de espectadores, mas seu diretor afirma que "os críticos e os guardiões da cultura o odiaram"

 Foi número 1 em 85 países e o centro de uma notável polêmica. Um dos maiores sucessos cinematográficos da Netflix até hoje foi Não Olhe Para Cima, um filme de ficção científica que ainda ocupa o segundo lugar na lista dos filmes de todos os tempos dessa plataforma. No entanto, a Netflix apenas compartilhou dados de visualizações dos primeiros 91 dias, mas agora seu diretor Adam McKay afirmou que na realidade o filme foi visto por quase 500 milhões de espectadores. Número 1 em 85 países McKay concedeu uma entrevista à NME por ocasião dos incêndios que Los Angeles sofreu para, entre outros temas, comentar sobre a importância da mensagem sobre mudanças climáticas que Não Olhe Para Cima traz. Além disso, ele destaca o enorme sucesso que o filme teve, mas também a má recepção por parte da imprensa especializada: "Diante dessas catástrofes dramáticas que continuam acontecendo, um filme parece realmente pequeno e ridículo. Mas o que foi inspirador e energizante foi a resposta popular a ...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...