Avançar para o conteúdo principal

9 truques para encontrar tudo o que precisa com a pesquisa do Google

Esta infindável fonte de informação pode ser uma ferramenta muito útil de trabalho. Saber pesquisar com mestria é um grande trunfo.

Inventado há duas décadas, o Google é hoje sinónimo de internet e está invariavelmente na vida de toda a gente que usa um computador.

Procurar por um site específico:

A possibilidade de pesquisar exclusivamente o conteúdo de um determinado site é uma forma muito rápida de chegar ao resultado pretendido, sem ser inundado por outras fontes. Se quer saber os preços e o desempenho de um tablet e prefere, por exemplo, confiar na informação da DECO PROTESTE, pode escrever o endereço do site e a palavra ou frase que pretende encontrar. Por exemplo: deco.proteste.pt tablets.

Não se lembra bem do nome? Use o asterisco:

Quando não nos recordamos exatamente da palavra ou frase completa que pretendemos pesquisar, o asterisco “*” faz milagres. Pode ser usado no início, no meio ou mesmo no fim da palavra ou expressão que pretendemos procurar. Por exemplo uma morada “Avenida Engenheiro * e Oliveira Lisboa”. Este truque torna-se muitas vezes desnecessário, pois o próprio Google ajuda nesta missão, sugerindo automaticamente opções em função do que vamos escrevendo no campo de pesquisa.
pesquisa google

Frases inteiras sempre entre aspas:

Esta dica permite poupar imenso tempo se souber exatamente o que procura. Evita ser inundado com centenas de resultados pouco relevantes. Basta para isso escrever a expressão que procura entre aspas “ ”. Dessa forma só serão devolvidos resultados onde a expressão exista integralmente. Por exemplo: Vai desfazer-se do computador? Se a pesquisar, o nosso artigo com este título aparecerá no topo da lista de resultados.

Remova palavras irrelevantes:

Por oposição à dica anterior, esta dica permite remover palavras que não são importantes, mas que geram muitos resultados se estiverem presentes no expressão pesquisada. Por exemplo, se estiver à procura de informações sobre uma localidade que existe em diferentes regiões do País, pode excluir os resultados da região que não lhe interessa, utilizando o operador matemático (-) menos. Pesquise por “Cercal -Alentejo” para encontrar informações sobre Cercal, no Cadaval, ou Cercal, em Ourém.

Procurar uma data concreta:

Se a informação que procura está relacionada com um facto ocorrido num determinado período de tempo, pode utilizar reticências (“…”) para restringir os resultados a esse espaço temporal. Por exemplo: “PIB Portugal 2013…2015”. Também é possível fazer pesquisas datadas carregando na opção “Ferramentas”, que fica imediatamente abaixo da caixa de pesquisa. A seguir, clique na opção “Qualquer altura”. Por fim, escolha “Intervalo personalizado”.
pesquisa google

Juntar várias pesquisas numa só:

Se em muitas das suas pesquisas não quer usar apenas um único termo, basta usar o termo “OR” (expressão que em inglês significa "ou") em letras maiúsculas. Por exemplo, “Homem aranha OR filme” vai mostrar-lhe as informações sobre este super-herói ou que estejam relacionadas com os filmes da saga.

Procurar por palavras-chave no título de um artigo:

O algoritmo de pesquisa do Google procura palavras-chave por todo o conteúdo das páginas, incluindo o título, o subtítulo, o URL ou o corpo do texto. No entanto, se quiser fazer uma busca por um termo que esteja somente num destes campos, há forma de o fazer: coloque “intitle” antes da busca. Por exemplo, “intitle:tablets para o regresso às aulas”.

Se desejar fazer a sua pesquisa concentrando-se apenas no corpo do texto, basta colocar na barra de pesquisa o termo “intext” Ou seja, “intext:evita o roubo de identidade ou que informação pessoal vai parar à internet”. Se quiser pesquisar no URL ou no subtítulo, insira "URL" ou "subtitle", respetivamente, seguindo a mesma lógica.
pesquisa google

Procurar por palavras-chave em documentos de arquivo:

É possível procurar por resultados disponíveis apenas em documentos arquivados, e em formato PDF, Word ou Power Point. Para isso basta escrever no campo de pesquisa o termo “filetype” e a extensão do arquivo depois da palavra a pesquisar. Por exemplo: gripe filetype:pdf.

Procurar resultados de jogos, horários do cinema ou de voos:

Para saber quais os últimos resultados e próximos jogos do seu clube, coloque na barra o nome do seu emblema de eleição. Por exemplo: “Juventus”. O Google permite também saber os locais e horários das salas de cinema mais próximas. Só precisa de digitar a palavra “cinema” seguida do nome do filme e, por fim, a cidade em que está. Veja o exemplo: “cinema venom lisboa”. No caso dos voos, só tem de escrever no campo de pesquisa o número do voo seguido do nome da companhia aérea. Por exemplo: TP 359 (voo TAP).

https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/tablets-computadores/dicas/9-truques-para-encontrar-tudo-o-que-precisa-com-a-pesquisa-do-google?utm_content=dicas-Google&utm_source=db-int-mb&utm_medium=nl_consumer&utm_campaign=nl_PTA_20181106

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...