Avançar para o conteúdo principal

Truques para poupar para uma grande viagem

É preciso algum dinheiro para fazer uma grande viagem. Mas o ideal não é recorrer a um empréstimo ou esgotar o plafond do cartão de crédito. Comece hoje a juntar.

A primeira coisa que deve fazer é definir o destino e a altura do ano em que quer viajar, para ter noção de quanto vai gastar. Mas independentemente do orçamento, com truques de mestre e alguns sacrifícios, pode conseguir juntar o dinheiro de que precisa, sem se endividar.

1. Acabe com as refeições fora

Almoça fora todos os dias? E ainda janta fora uma vez por semana? Considere substituir isso tudo por refeições caseiras ou marmita. E aquilo que poupar vai direitinho para o mealheiro.

2. Tem tempo para um part-time?

Nem todos conseguirão acrescentar este sacrifício a um dia de trabalho ou ao fim de semana - sobretudo quem tem filhos. Mas a verdade é que há trabalhos que podem ser feitos a partir de um computador, sem exigir sequer deslocações e que dão algum retorno financeiro.

3. Venda o que já não tem uso

Todos temos coisas que já não usamos. Umas dão mais trabalho do que lucro, mas pode haver outras que são verdadeiras relíquias. Imagine uns ténis vintage, uma máquina fotográfica ou de escrever antigas. Pense que há compradores para tudo.

4. Andar mais a pé e menos de carro

É um clichê. Mas, efetivamente, vale dinheiro. Numa altura em que a gasolina e o gasóleo estão novamente mais caros, vale a pena guardar o carro para as exceções e usar mais as pernas, a bicicleta a pedais ou elétrica ou os transportes públicos. Lembre-se: no fundo, está a trocar o carro pelo avião que o levará ao tal destino.

5. Substitua o ginásio pelo ar livre

Troque a mensalidade do ginásio pela gratuitidade de uma corrida, flexões, abdominais e agachamentos ao ar livre. Pode continuar a fazer exercício físico, mas poupar várias dezenas de euros mensais para a viagem.

6. Pague com dinheiro

Pagar 100 euros com cartão ou com dinheiro, não é a mesma coisa. Diz quem sabe que ver as notas a sair da carteira tem um impacto psicológico diferente. Por outro lado, a percepção dos gastos é maior e a poupança é mais eficaz.

7. Gaste o menos possível com a grande viagem

E faltam os últimos truques para conseguir a viagem mais económica possível. Anote bem.

Compre o bilhete de avião com a maior antecedência possível;
Inclua as companhias low cost na equação;
Se tiver tempo, considere fazer escalas, que reduz consideravelmente o preço do voo por comparação aos voos diretos;
Evite a época alta: julho, agosto, Páscoa e Natal.
Deixamos-lhe dois sites que podem ajudá-lo na pesquisa: Momondo e Skyscanner.

No fim de cada dia de poupança, tudo vai compensar. Viajar é enriquecedor. Boas viagens

https://www.contasconnosco.pt/artigo/truques-para-poupar-para-uma-grande-viagem

Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...

Como a Microsoft pretende guardar dados durante dez mil anos

A equipa de investigação da Microsoft está a trabalhar no projeto Silica, que visa usar vidro para guardar dados durante dez mil anos Os laboratórios da Microsoft Research, em Cambridge, Inglaterra, estão a estudar a forma de armazenar dados em vidro através de laser e curtos, mas poderosos, impulsos de energia. Este processo conduz a uma alteração estrutural, sendo possível controlar a profundidade e o ângulo de entrada, o que permite gravar múltiplos bits de informação. A equipa aliou-se à Warner Bros Studios para conseguir os conteúdos dos estúdios e mantê-los para a prosperidade. A Cnet visitou as instalações destes estúdios onde estão gravados mais de 750 mil filmes, num cofre de temperatura controlada. As condições de filmagem atuais, onde já não se usa filme, mas se procede à gravação digital, obrigam a empresa a procurar outro tipo de soluções para o armazenamento de longa duração, daí a parceria com a Microsoft e ao projeto Silica. O primeiro filme a ser alvo deste trat...