Avançar para o conteúdo principal

Passo de gigante na engenharia genética: cientistas descobrem como programar à vontade o ADN



 É um verdadeiro salto em frente para a engenharia genética: uma equipa de investigadores do Arc Institute (Estados Unidos) desenvolveu um mecanismo, chamado “ponte recombinase”, que se pode tornar uma ferramenta poderosa e extraordinariamente precisa para os cientistas ‘programarem’ o ADN à vontade.


A descoberta, publicada recentemente na ‘Nature’, explica que esta ‘ponte de ADN’ programável permite aos investigadores especificar qualquer sequência genética que queiram, assim como qualquer molécula de ADN que queiram inserir posteriormente num genoma.


“A ponte de ADN – diz Patrick Hsu, principal autor do artigo – é um mecanismo fundamentalmente novo para a programação biológica. A ‘ponte recombinase’ pode modificar universalmente o material genético por meio de inserção, excisão, inversão específica de sequência e muito mais, permitindo um ‘processador de texto’ para o genoma vivo.”


A ‘ponte recombinase’ vem de elementos da chamada sequência de inserção 110 (IS110), um dos inúmeros tipos de elementos transponíveis, também chamados de “genes saltadores”, que cortam e colam para mudar de posição dentro e entre os genomas microbianos.


Estes elementos estão presentes em todas as formas de vida e evoluíram para se tornarem máquinas verdadeiramente profissionais de manipulação de ADN, que os organismos utilizam para sobreviver. Os elementos IS110 são mínimos e consistem num único gene que codifica a enzima recombinase, bem como numa série de segmentos de ADN que se agrupam em torno dela e cuja função, até agora, permanece um mistério.


No seu laboratório, Hsu descobriu que quando o IS110 é clivado de um genoma, as extremidades do ADN não codificante unem-se para produzir uma molécula de ARN (uma ponte de ARN) que se dobra em duas voltas. Uma dessas alças liga-se ao próprio elemento S110, enquanto a outra liga-se ao ADN alvo, no qual está inserido. O RNA em ponte é o primeiro exemplo de uma molécula guia duplamente específica.


Cada uma das duas alças do RNA em ponte pode ser programada de forma independente, para que os investigadores possam misturar e combinar qualquer sequência de ADN de interesse para o alvo e o doador. Isto significa que o sistema pode ir muito além da sua função natural de inserir o elemento IS110, e em vez disso permitir a inserção de qualquer carga genética desejada, como uma cópia funcional de um gene defeituoso que causa uma doença, em qualquer parte do genoma.


Neste trabalho, a equipa de cientistas demonstrou mais de 60% de eficiência de inserção de um gene desejado em E. coli com mais de 94% de especificidade para a localização genómica correta.


“Essas pontes de RNA programáveis ​​– diz Nick Perry, coautor do estudo – distinguem o IS110 de outras recombinases conhecidas, que não possuem um componente de RNA e não podem ser programadas. É como se a ponte RNA fosse um adaptador de energia universal que torna o IS110 compatível com qualquer tomada.”


“Este mecanismo de recombinação de ponte”, salienta o co-autor sénior Matthew Durran, “resolve alguns dos desafios mais importantes enfrentados por outros métodos de edição de genoma: a capacidade de reorganizar programaticamente duas moléculas de ADN abre a porta para grandes avanços no design do genoma.”


Passo de gigante na engenharia genética: cientistas descobrem como programar à vontade o ADN – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...

Dicas para evitar que os armários (e a roupa) fiquem a cheirar a mofo

 Só tem de apostar em certos hábitos. Especialista deixa conselhos. É muito desagradável perceber que o cheiro a mofo, causado pela humidade, na maioria das vezes, 'invadiu' o armário. Pode intenso e começar a 'colar-se' na roupa, mas, felizmente, existem formas simples de resolver o problema. Andy Fox, especialista em filtragem e qualidade do ar interior, citado no site de Martha Stewart, tem dicas.  Tem de começar por reduzir ao máximo a humidade em casa. Deve manter "a porta do armário aberta para melhorar a circulação do ar", assim como "considerar a utilização de uma ventoinha para fazer circular o ar dentro e fora do armário".  Também ajuda certificar-se de que a roupa está completamente seca antes de a pendurar no armário. Tem ainda de evitar a "acumulação de humidade, pó e odores, espaçando as peças de vestuário para que o ar possa circular entre cada peça", assim evita criar um ambiente húmido onde as bactérias e o bolor são capaze...