Avançar para o conteúdo principal

Motor Revolucionário Pode Atingir 99% Da Velocidade Da Luz



 Você já imaginou um motor que não precisa de combustível para funcionar e pode impulsionar um foguete a 99% da velocidade da luz? Pois é, uma proposta do motor helicoidal, uma nova tecnologia que pode transformar a exploração espacial, pode tornar essa ideia uma realidade. Desenvolvido por David Burns, engenheiro da NASA, o motor helicoidal dispensa o uso de propelente.


Dessa forma, utilizando os princípios da relatividade de Einstein, ele gera empuxo através de um acelerador de partículas em forma de hélice, que acelera partículas quase à velocidade da luz. Assim, o funcionamento deste motor se apoiará na teoria da relatividade, que afirma que a massa de um objeto aumenta à medida que ele se aproxima da velocidade da luz.


Utilizando íons e eletroímãs, o motor helicoidal acelera partículas em um loop helicoidal, aumentando sua massa e, consequentemente, gera o empuxo para impulsionar a nave.


Vantagens do motor helicoidal

O motor helicoidal poderá alcançar uma velocidade incrível, teoricamente atigindo 99% da velocidade da luz. Ainda, reduzirá drasticamente os custos de viagem espacial, tornando-a mais acessível.


Imagine que, finalmente poderíamos chegar à Lua em 1,5 segundos, e em Marte a 13 minutos. Ainda, Netuno ficaria a apenas 4 horas de viagem que, por exemplo, é a mesma duração de uma viagem dentro do Brasil de Minas Gerais a São Paulo.


Desafios e expectativas futuras

Apesar das promessas, o motor helicoidal enfrenta desafios significativos. Para testá-lo na Terra, seria necessário um tubo de 200 metros de comprimento e 12 metros de largura, além de 65 megawatts de potência para gerar apenas 1 newton de empuxo – o equivalente à força necessária para apertar um botão de teclado.


Por isso, a ideia é que o motor funcione no vácuo do espaço, onde não há resistência da gravidade. No entanto, ainda há muito a ser desenvolvido e testado para tornar essa tecnologia viável.


Por fim, se bem-sucedida, essa tecnologia será uma revolução para a exploração espacial, tornando-a mais rápida e acessível. Além da economia em combustível, o motor helicoidal permitirá explorar o espaço de forma mais eficiente e segura. 


Motor revolucionário pode atingir 99% da velocidade da luz (colunafinanceira.com.br)



Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...

Dicas para evitar que os armários (e a roupa) fiquem a cheirar a mofo

 Só tem de apostar em certos hábitos. Especialista deixa conselhos. É muito desagradável perceber que o cheiro a mofo, causado pela humidade, na maioria das vezes, 'invadiu' o armário. Pode intenso e começar a 'colar-se' na roupa, mas, felizmente, existem formas simples de resolver o problema. Andy Fox, especialista em filtragem e qualidade do ar interior, citado no site de Martha Stewart, tem dicas.  Tem de começar por reduzir ao máximo a humidade em casa. Deve manter "a porta do armário aberta para melhorar a circulação do ar", assim como "considerar a utilização de uma ventoinha para fazer circular o ar dentro e fora do armário".  Também ajuda certificar-se de que a roupa está completamente seca antes de a pendurar no armário. Tem ainda de evitar a "acumulação de humidade, pó e odores, espaçando as peças de vestuário para que o ar possa circular entre cada peça", assim evita criar um ambiente húmido onde as bactérias e o bolor são capaze...