Avançar para o conteúdo principal

Motor Revolucionário Pode Atingir 99% Da Velocidade Da Luz



 Você já imaginou um motor que não precisa de combustível para funcionar e pode impulsionar um foguete a 99% da velocidade da luz? Pois é, uma proposta do motor helicoidal, uma nova tecnologia que pode transformar a exploração espacial, pode tornar essa ideia uma realidade. Desenvolvido por David Burns, engenheiro da NASA, o motor helicoidal dispensa o uso de propelente.


Dessa forma, utilizando os princípios da relatividade de Einstein, ele gera empuxo através de um acelerador de partículas em forma de hélice, que acelera partículas quase à velocidade da luz. Assim, o funcionamento deste motor se apoiará na teoria da relatividade, que afirma que a massa de um objeto aumenta à medida que ele se aproxima da velocidade da luz.


Utilizando íons e eletroímãs, o motor helicoidal acelera partículas em um loop helicoidal, aumentando sua massa e, consequentemente, gera o empuxo para impulsionar a nave.


Vantagens do motor helicoidal

O motor helicoidal poderá alcançar uma velocidade incrível, teoricamente atigindo 99% da velocidade da luz. Ainda, reduzirá drasticamente os custos de viagem espacial, tornando-a mais acessível.


Imagine que, finalmente poderíamos chegar à Lua em 1,5 segundos, e em Marte a 13 minutos. Ainda, Netuno ficaria a apenas 4 horas de viagem que, por exemplo, é a mesma duração de uma viagem dentro do Brasil de Minas Gerais a São Paulo.


Desafios e expectativas futuras

Apesar das promessas, o motor helicoidal enfrenta desafios significativos. Para testá-lo na Terra, seria necessário um tubo de 200 metros de comprimento e 12 metros de largura, além de 65 megawatts de potência para gerar apenas 1 newton de empuxo – o equivalente à força necessária para apertar um botão de teclado.


Por isso, a ideia é que o motor funcione no vácuo do espaço, onde não há resistência da gravidade. No entanto, ainda há muito a ser desenvolvido e testado para tornar essa tecnologia viável.


Por fim, se bem-sucedida, essa tecnologia será uma revolução para a exploração espacial, tornando-a mais rápida e acessível. Além da economia em combustível, o motor helicoidal permitirá explorar o espaço de forma mais eficiente e segura. 


Motor revolucionário pode atingir 99% da velocidade da luz (colunafinanceira.com.br)



Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Alterações à lei laboral: um guia com as principais mudanças em causa

Contestação à reforma da lei do trabalho levou à convocação de greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro. Luís Montenegro, primeiro-ministro, e Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho   Getty images O Governo de Montenegro quer avançar com uma reforma "profunda" da  legislação laboral  que tem dado muito que falar. Trata-se de mais de 100 alterações ao Código do Trabalho, que incluem contratos, gestão do tempo de trabalho, parentalidade e despedimentos. A proposta de alteração à  lei do trabalho  tem sido tão contestada pelas centrais sindicais que levou mesmo à marcação de uma greve geral para esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a primeira paralisação conjunta desde 2013. Explicamos tudo o que pode mudar na lei laboral já a partir de 2026. A proposta designada "Trabalho XXI" foi  apresentada  pelo Governo enquanto uma revisão "profunda" da legislação laboral por contemplar mudanças em "mais de uma centena" de artigos do  Código de...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...