Avançar para o conteúdo principal

Heliocooling: o revolucionário sistema de arrefecimento solar


Imagem de um Heliocooling que usa a energia solar para aquecimento e arrefecimento

Os sistemas de arrefecimento solar Heliocooling oferecem uma solução inovadora que não emite CO₂, graças a uma máquina de absorção alimentada por coletores solares parabólicos. Esta tecnologia avançada utiliza a energia solar para fornecer arrefecimento e aquecimento de uma forma sustentável.

Como funciona o Heliocooling

Os coletores Heliolight 4800 concentram a energia solar para gerar água quente a 180 °C. Esta água quente alimenta um dispositivo de absorção, semelhante a uma bomba de calor, mas em vez de um compressor elétrico, utiliza um compressor térmico.

Este dispositivo cria um caudal frio e um caudal quente através de um ciclo termodinâmico. O caudal frio é utilizado para o ar condicionado, enquanto o caudal quente pode ser utilizado para o aquecimento do edifício ou para água quente sanitária.

A solução visa fornecer energia descarbonizada para aquecimento e arrefecimento de edifícios a um preço acessível através da utilização de energia solar.

Helioclim: Inovação na Climatização Solar Reversível

Benefícios:

  • Por cada 1 kWh de energia solar, obtém-se 0,7 kW de arrefecimento e 1,7 kW de aquecimento.
  • Os espelhos do coletor têm um fator de concentração de 50.
  • 1 MWh de Heliocooling produz 0 kg CO2eq (energia solar sem utilização de eletricidade).
  • O sistema é 90% reciclável.
  • A energia produzida pela Heliocooling é sempre vendida ao mesmo preço.
  • Retorno imediato do investimento.
  • Helioclim: Inovação na Climatização Solar Reversível

A Helioclim propõe uma solução inovadora de climatização solar reversível baseada numa máquina de absorção de água/amoníaco.

Esta tecnologia integra uma solução de armazenamento interno de energia e é alimentada por um conjunto de coletores solares térmicos concentradores.

Características do sistema:

  • Utiliza a energia livre do sol para satisfazer as necessidades de ar condicionado, aquecimento, água quente sanitária e qualquer necessidade de arrefecimento (até -60 °C).
  • A bomba de calor térmica permite produzir mais energia em modo de aquecimento do que a energia solar recolhida, o que permite uma fração solar elevada das necessidades de aquecimento, mesmo em zonas com menos luz solar.
  • Sem impacto de CO₂ (sem emissões de gases com efeito de estufa).
  • Silencioso, fiável e resistente.
  • Adequado para pequenas e grandes superfícies.
  • Compatível com os sistemas de distribuição clássicos.

Os sistemas Heliocooling e Helioclim representam um avanço significativo na tecnologia das energias renováveis, oferecendo soluções de aquecimento e arrefecimento que não só são amigas do ambiente como também são economicamente viáveis.

Ao utilizar a energia solar para criar condições de conforto nos edifícios, estes sistemas posicionam-se como uma alternativa eficaz para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e reduzir a pegada de carbono. 

Heliocooling: o revolucionário sistema de arrefecimento solar (sapo.pt)


Comentário do Wilson:

Apesar de não vir identificado, este texto, na minha opinião, é claramente publicitário; apesar disso decidi publica-lo porque acho que tem interesse.

Se desejarem que eu pesquise mais sobre este tema e encontre um texto mais informativo por favor digam nos comentários.


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O filme de ficção científica mais assistido da Netflix: Quase 500 milhões de espectadores, mas seu diretor afirma que "os críticos e os guardiões da cultura o odiaram"

 Foi número 1 em 85 países e o centro de uma notável polêmica. Um dos maiores sucessos cinematográficos da Netflix até hoje foi Não Olhe Para Cima, um filme de ficção científica que ainda ocupa o segundo lugar na lista dos filmes de todos os tempos dessa plataforma. No entanto, a Netflix apenas compartilhou dados de visualizações dos primeiros 91 dias, mas agora seu diretor Adam McKay afirmou que na realidade o filme foi visto por quase 500 milhões de espectadores. Número 1 em 85 países McKay concedeu uma entrevista à NME por ocasião dos incêndios que Los Angeles sofreu para, entre outros temas, comentar sobre a importância da mensagem sobre mudanças climáticas que Não Olhe Para Cima traz. Além disso, ele destaca o enorme sucesso que o filme teve, mas também a má recepção por parte da imprensa especializada: "Diante dessas catástrofes dramáticas que continuam acontecendo, um filme parece realmente pequeno e ridículo. Mas o que foi inspirador e energizante foi a resposta popular a ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook