Avançar para o conteúdo principal

Saiba porque o núcleo da Terra tem abrandado


nucleo fbd9f81c - SHUITTERSTOCK

O núcleo interno, uma esfera sólida de ferro e níquel com o tamanho aproximado da Lua, encontra-se a mais de 4.800 quilómetros abaixo dos nossos pés.


 Um novo estudo publicado na revista Nature por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) confirmou que o núcleo interno da Terra está a abrandar e a recuar em relação à superfície do planeta.


Esta investigação fornece provas inequívocas de que o núcleo interno começou a abrandar por volta de 2010, movendo-se mais lentamente do que a superfície da Terra pela primeira vez em cerca de 40 anos.


O núcleo interno, uma esfera sólida de ferro e níquel com o tamanho aproximado da Lua, encontra-se a mais de 4.800 quilómetros abaixo dos nossos pés. Devido à sua inacessibilidade, os cientistas têm de utilizar as ondas sísmicas dos terramotos para estudar o seu movimento.


A equipa de investigação, liderada por John Vidale, analisou dados sísmicos de 121 sismos repetitivos que ocorreram entre 1991 e 2023 perto das Ilhas Sandwich do Sul. Utilizaram também dados de ensaios nucleares soviéticos / russos, franceses e americanos. Esta abordagem inovadora permitiu-lhes seguir com precisão os movimentos do núcleo interno.


COMO É QUE ESTE FENÓMENO AFECTA A TERRA?

Os resultados mostram que o núcleo interno registou uma super-rotação gradual de 2003 a 2008, seguida de uma sub-rotação mais lenta de 2008 a 2023. Este padrão de avanço e recuo sugere uma dinâmica complexa entre o núcleo interno, o núcleo externo líquido e o manto.


O abrandamento do núcleo interno é atribuído à agitação do núcleo externo líquido circundante, que gera o campo magnético da Terra, bem como às forças gravitacionais das regiões densas do manto rochoso sobrejacente.


GRÁFICO DA USC / EDWARD SOTELO

Neste gráfico da USC, vemos uma representação do abrandamento do núcleo da Terra. Mantle (manto); Inner core (núcleo interno, a abrandar em relação ao manto); Liquid outer core (núcleo externo líquido). 


Embora os efeitos na superfície da Terra sejam mínimos, Vidale sugere que esta mudança poderia alterar a duração do dia em fracções de segundo, um efeito quase impercetível devido à influência dos oceanos e da atmosfera.


REFUTAÇÃO DE 20 ANOS DE DEBATE

Este estudo resolve um debate de duas décadas sobre o movimento do núcleo interno e fornece as provas mais convincentes até à data sobre o seu comportamento.


Os investigadores tencionam continuar a estudar a trajectória do núcleo interno para compreender melhor por que razão está a mudar e como essas mudanças podem afectar o nosso planeta a longo prazo.


A investigação realça a natureza dinâmica e complexa do interior da Terra, recordando-nos que mesmo as partes mais profundas do nosso planeta estão em constante movimento e evolução.


Embora os efeitos imediatos à superfície possam ser imperceptíveis, a compreensão destes processos internos é crucial para o nosso conhecimento global da Terra e do seu funcionamento.


Saiba porque o núcleo da Terra tem abrandado (nationalgeographic.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...