A nova geração de motores de combustão da Toyota que promete mais eficiência já está em testes dinâmicos e fez-se ouvir.
A Toyota anunciou há pouco tempo o desenvolvimento de uma nova geração de motores de combustão que promete “mudar as regras do jogo”. São palavras de Hiroki Nakajima, o diretor de tecnologia da Toyota Motor Corporation.
Estes prometem ser mais eficientes, mas não menos potentes, que os motores de combustão atuais do construtor. Ao mesmo tempo serão 10% a 20% mais pequenos, permitindo até linhas de capô mais baixas, abrindo novas possibilidades aerodinâmicas e de design.
Apesar de ainda estarem a alguns anos de chegar ao mercado — devem chegar em 2027 —, a nova geração de motores de combustão da Toyota já «mexe». É o que podemos ver neste vídeo do Toyota Times, no circuito Fuji Speedway (Japão):
O segmento do vídeo deixa ver pouco ou nada, nem sequer o carro de testes onde está instalado — que parece ser um Lexus IS. Contudo já podemos ouvir a voz algo gutural do novo motor, mas ficamos sem saber se é o 1,5 l ou o 2,0 l, as únicas variantes anunciadas pela Toyota até agora.
O que já sabemos?
Além das cilindradas — 1,5 l e 2,0 l —, sabemos que terão quatro cilindros em linha e versões naturalmente aspiradas (1,5 l) e turbocomprimidas (1,5 l e 2,0 l). Talvez a característica mais curiosa destes motores seja o curso do pistão bastante mais curto que o habitual.
Sabe-se que cursos mais longos beneficiam o binário (força) do motor, mas a Toyota decidiu seguir o caminho oposto. No entanto, não se espera que sejam motores «anémicos», pois estão a ser desenhados de raíz para fazerem parte de um sistema híbrido. Isto significa que o motor elétrico compensará qualquer lacuna a esse nível.
O gigante japonês também promete uma maior eficiência térmica. Ou seja, a energia gerada pela combustão, será melhor aproveitada para locomover o veículo e será menos desperdiçada sob a forma de calor.
Oiça o motor da Toyota que vai "mudar as regras do jogo" (razaoautomovel.com)
Comentários
Enviar um comentário