Avançar para o conteúdo principal

Chineses apresentam o motor Diesel mais eficiente de sempre



Apesar da aposta nos elétricos, as marcas chinesas não desistiram dos motores de combustão. Este motor Diesel é o mais eficiente de sempre.

© Weichai Power

A história do motor de combustão interna teve início há bem mais do que 100 anos, mas, apesar da sua aparente morte anunciada, ainda há muitos capítulos por escrever.

Um desses novos capítulos foi escrito esta semana, na edição deste ano do Congresso Mundial dos Motores de Combustão Interna (WICE), que ocorreu em Tianjin, na China, onde foi revelado um motor Diesel que bateu o recorde de eficiência térmica: 53,09%.

O motor foi desenvolvido pela Weichai Power, uma empresa chinesa que desenvolve motores e transmissões, entre outros componentes, para veículos pesados e industriais. Contudo, esta não é a primeira vez que a empresa bate este recorde de eficiência: está é já a quarta vez que a Weichai Power o faz nos últimos quatro anos. O anterior recorde estava nos 52,28%, atingido em 2022.

Entrega de certificado de eficiência
© Weichai Power

O recorde de eficiência já foi certificado pela TÜV SÜD, uma empresa alemã de testes e certificação, e pela China Automotive Technology & Research Center, uma entidade especializada de testes para os motores de combustão interna chineses.

Como atingiram 53,09% de eficiência térmica?

Os motores de combustão interna não são conhecidos por terem uma boa eficiência térmica — a capacidade de converter energia térmica em trabalho útil —, sobretudo quando comparados com os motores elétricos.

Se há motores elétricos que já conseguem superar os 90% de eficiência, os motores de combustão mais eficientes (em automóveis), os Diesel, ainda ficam com este valor metade, ou seja, 45-46%. E o melhor motor a gasolina chega apenas aos 40%, com os restantes a estar vários pontos percentuais abaixo.

Esta meta alcançada pelo motor Diesel da Weichai Power é, assim, bastante significativa. No entanto, para conseguir alcançar os 53,09%, não foi preciso reinventar a roda.

A equipa de pesquisa da Weichai Power não detalhou pormenores, mas afirmou ter concentrado os seus esforços (durante mais de 500 dias) na otimização de quatro sistemas vitais: admissão, injeção de combustível, combustão e redução da fricção.

Para se perceber o ritmo dos avanços efetuados, a equipa de pesquisa da Weichai Power fala em pequenos ganhos, 0,1% de cada vez. E no final, foram registadas 176 patentes e 68 modelos de utilidade.

Como este ganho de eficiência se reflete em poupança de combustível?

Este salto de eficiência do motor Diesel, de 45-46% para 53%, pode resultar numa poupança de combustível em torno dos 14% (valor estimado baseado no uso de motores Diesel na China).

Tendo em consideração o tipo de veículos a que está destinado, como por exemplo, um trator com semirreboque, as poupanças anuais em gasóleo podem ascender a dezenas de milhares de litros e euros.

A Weichai Power pretende agora introduzir todos os avanços conseguidos na sua própria linha de motores Diesel. Ainda assim, o destino não será apenas o setor dos transportes, mas também máquinas de construção, máquinas agrícolas e até geradores de energia. 


Chineses apresentam o motor Diesel mais eficiente de sempre (razaoautomovel.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...