Avançar para o conteúdo principal

Chineses apresentam o motor Diesel mais eficiente de sempre



Apesar da aposta nos elétricos, as marcas chinesas não desistiram dos motores de combustão. Este motor Diesel é o mais eficiente de sempre.

© Weichai Power

A história do motor de combustão interna teve início há bem mais do que 100 anos, mas, apesar da sua aparente morte anunciada, ainda há muitos capítulos por escrever.

Um desses novos capítulos foi escrito esta semana, na edição deste ano do Congresso Mundial dos Motores de Combustão Interna (WICE), que ocorreu em Tianjin, na China, onde foi revelado um motor Diesel que bateu o recorde de eficiência térmica: 53,09%.

O motor foi desenvolvido pela Weichai Power, uma empresa chinesa que desenvolve motores e transmissões, entre outros componentes, para veículos pesados e industriais. Contudo, esta não é a primeira vez que a empresa bate este recorde de eficiência: está é já a quarta vez que a Weichai Power o faz nos últimos quatro anos. O anterior recorde estava nos 52,28%, atingido em 2022.

Entrega de certificado de eficiência
© Weichai Power

O recorde de eficiência já foi certificado pela TÜV SÜD, uma empresa alemã de testes e certificação, e pela China Automotive Technology & Research Center, uma entidade especializada de testes para os motores de combustão interna chineses.

Como atingiram 53,09% de eficiência térmica?

Os motores de combustão interna não são conhecidos por terem uma boa eficiência térmica — a capacidade de converter energia térmica em trabalho útil —, sobretudo quando comparados com os motores elétricos.

Se há motores elétricos que já conseguem superar os 90% de eficiência, os motores de combustão mais eficientes (em automóveis), os Diesel, ainda ficam com este valor metade, ou seja, 45-46%. E o melhor motor a gasolina chega apenas aos 40%, com os restantes a estar vários pontos percentuais abaixo.

Esta meta alcançada pelo motor Diesel da Weichai Power é, assim, bastante significativa. No entanto, para conseguir alcançar os 53,09%, não foi preciso reinventar a roda.

A equipa de pesquisa da Weichai Power não detalhou pormenores, mas afirmou ter concentrado os seus esforços (durante mais de 500 dias) na otimização de quatro sistemas vitais: admissão, injeção de combustível, combustão e redução da fricção.

Para se perceber o ritmo dos avanços efetuados, a equipa de pesquisa da Weichai Power fala em pequenos ganhos, 0,1% de cada vez. E no final, foram registadas 176 patentes e 68 modelos de utilidade.

Como este ganho de eficiência se reflete em poupança de combustível?

Este salto de eficiência do motor Diesel, de 45-46% para 53%, pode resultar numa poupança de combustível em torno dos 14% (valor estimado baseado no uso de motores Diesel na China).

Tendo em consideração o tipo de veículos a que está destinado, como por exemplo, um trator com semirreboque, as poupanças anuais em gasóleo podem ascender a dezenas de milhares de litros e euros.

A Weichai Power pretende agora introduzir todos os avanços conseguidos na sua própria linha de motores Diesel. Ainda assim, o destino não será apenas o setor dos transportes, mas também máquinas de construção, máquinas agrícolas e até geradores de energia. 


Chineses apresentam o motor Diesel mais eficiente de sempre (razaoautomovel.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...