Avançar para o conteúdo principal

Chineses apresentam o motor Diesel mais eficiente de sempre



Apesar da aposta nos elétricos, as marcas chinesas não desistiram dos motores de combustão. Este motor Diesel é o mais eficiente de sempre.

© Weichai Power

A história do motor de combustão interna teve início há bem mais do que 100 anos, mas, apesar da sua aparente morte anunciada, ainda há muitos capítulos por escrever.

Um desses novos capítulos foi escrito esta semana, na edição deste ano do Congresso Mundial dos Motores de Combustão Interna (WICE), que ocorreu em Tianjin, na China, onde foi revelado um motor Diesel que bateu o recorde de eficiência térmica: 53,09%.

O motor foi desenvolvido pela Weichai Power, uma empresa chinesa que desenvolve motores e transmissões, entre outros componentes, para veículos pesados e industriais. Contudo, esta não é a primeira vez que a empresa bate este recorde de eficiência: está é já a quarta vez que a Weichai Power o faz nos últimos quatro anos. O anterior recorde estava nos 52,28%, atingido em 2022.

Entrega de certificado de eficiência
© Weichai Power

O recorde de eficiência já foi certificado pela TÜV SÜD, uma empresa alemã de testes e certificação, e pela China Automotive Technology & Research Center, uma entidade especializada de testes para os motores de combustão interna chineses.

Como atingiram 53,09% de eficiência térmica?

Os motores de combustão interna não são conhecidos por terem uma boa eficiência térmica — a capacidade de converter energia térmica em trabalho útil —, sobretudo quando comparados com os motores elétricos.

Se há motores elétricos que já conseguem superar os 90% de eficiência, os motores de combustão mais eficientes (em automóveis), os Diesel, ainda ficam com este valor metade, ou seja, 45-46%. E o melhor motor a gasolina chega apenas aos 40%, com os restantes a estar vários pontos percentuais abaixo.

Esta meta alcançada pelo motor Diesel da Weichai Power é, assim, bastante significativa. No entanto, para conseguir alcançar os 53,09%, não foi preciso reinventar a roda.

A equipa de pesquisa da Weichai Power não detalhou pormenores, mas afirmou ter concentrado os seus esforços (durante mais de 500 dias) na otimização de quatro sistemas vitais: admissão, injeção de combustível, combustão e redução da fricção.

Para se perceber o ritmo dos avanços efetuados, a equipa de pesquisa da Weichai Power fala em pequenos ganhos, 0,1% de cada vez. E no final, foram registadas 176 patentes e 68 modelos de utilidade.

Como este ganho de eficiência se reflete em poupança de combustível?

Este salto de eficiência do motor Diesel, de 45-46% para 53%, pode resultar numa poupança de combustível em torno dos 14% (valor estimado baseado no uso de motores Diesel na China).

Tendo em consideração o tipo de veículos a que está destinado, como por exemplo, um trator com semirreboque, as poupanças anuais em gasóleo podem ascender a dezenas de milhares de litros e euros.

A Weichai Power pretende agora introduzir todos os avanços conseguidos na sua própria linha de motores Diesel. Ainda assim, o destino não será apenas o setor dos transportes, mas também máquinas de construção, máquinas agrícolas e até geradores de energia. 


Chineses apresentam o motor Diesel mais eficiente de sempre (razaoautomovel.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...