Avançar para o conteúdo principal

Adeus painéis solares: a revolucionária turbina de madeira que fornece luz gratuita com energia ilimitada dos rios



 O panorama das energias renováveis está a passar por uma rápida transformação, com uma transição gradual das fontes baseadas em combustíveis fósseis para energias limpas e sustentáveis.  Para além dos novos parques eólicos e solares que estão a impulsionar a produção energética para níveis recorde, iniciativas mais modestas, mas igualmente significativas, estão a ganhar destaque. Estas iniciativas são o resultado do trabalho árduo de pequenas empresas ou inventores individuais, empenhados em contribuir para a luta contra as alterações climáticas.


Um exemplo notável é a associação francesa sem fins lucrativos Viseta, que há vários anos trabalha no desenvolvimento de uma solução hidroelétrica inovadora em pequena escala. O foco está na recuperação dos antigos moinhos de água ainda existentes em toda a França, através de uma turbina hidroelétrica de madeira engenhosa. Esta turbina não só aproveita a energia da água de forma eficiente, mas também apresenta vantagens únicas em comparação com as turbinas hidroelétricas tradicionais.


Segundo informações divulgadas pela Viseta, as suas turbinas hidroelétricas de madeira têm capacidade para produzir entre 4 e 10 kW de energia elétrica. Além disso, a associação destaca que as suas turbinas são uma solução de baixo custo em comparação com as grandes centrais hidroelétricas. Enquanto a construção e manutenção de grandes infraestruturas hidroelétricas exigem investimentos consideráveis, as turbinas de madeira da Viseta podem ser construídas no local, utilizando materiais locais e métodos de fabricação simples. Isso não só reduz os custos de instalação, mas também cria oportunidades de emprego e desenvolvimento local, sublinham ao El Español.


De acordo com os cálculos da Viseta, o custo de construção de uma ‘picocentral hidroelétrica’ completa com capacidade de 10 kW é significativamente inferior ao das grandes centrais hidroelétricas convencionais. O preço estimado para uma turbina de madeira da Viseta varia entre 3.000 e 4.000 dólares, dependendo do modelo e capacidade de produção. Além disso, as turbinas de madeira oferecem uma alternativa viável para comunidades rurais e áreas remotas, que muitas vezes têm acesso limitado a fontes de energia tradicionais.


Outra vantagem das turbinas de madeira da Viseta é a sua adaptabilidade a diferentes condições e locais. Enquanto as grandes centrais hidroelétricas dependem de grandes reservatórios de água e infraestruturas complexas, as turbinas de madeira podem ser instaladas em rios de menor porte, aproveitando o fluxo de água existente de forma eficiente. Isso permite que comunidades rurais e áreas remotas tenham acesso a energia limpa e renovável, reduzindo a sua dependência de fontes de energia não sustentáveis.


Adeus painéis solares: a revolucionária turbina de madeira que fornece luz gratuita com energia ilimitada dos rios – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di