Avançar para o conteúdo principal

NASA encontra bactérias mutantes na Estação Espacial Internacional que não existem na Terra



 A NASA anunciou recentemente a descoberta de uma bactéria mutante a prosperar na Estação Espacial Internacional (EEI), um achado que pode ter implicações sérias para a saúde dos astronautas que habitam o laboratório orbital.


Os investigadores identificaram 13 estirpes da bactéria Enterobacter bugandensis na EEI, um microrganismo associado a infeções sanguíneas que, sob as condições extremas do ambiente da estação, como os elevados níveis de dióxido de carbono e a microgravidade, desenvolveu resistência a antibióticos.


“O ambiente extremo da EEI, com níveis de dióxido de carbono mais elevados e microgravidade, promoveu mutações na bactéria, tornando-a resistente a antibióticos”, explicou um dos investigadores envolvidos no estudo.


A presença desta bactéria mutante na EEI representa uma ameaça significativa para a saúde dos astronautas. Estirpes mutantes de E. bugandensis foram associadas a casos de sepsis em recém-nascidos e a infeções potencialmente fatais que podem causar inflamação nas câmaras e válvulas do coração.


Esta bactéria mutante foi classificada como parte do grupo ESKAPE, um acrónimo para as bactérias que são a principal causa de infeções adquiridas em ambientes hospitalares. A Enterobacter bugandensis também está associada a infeções graves como sepsis neonatal, infeções do trato urinário, infeções da pele e tecidos moles, e endocardite.


A presença de microrganismos na EEI já tinha sido identificada em 2019 durante um estudo abrangente de fungos e bactérias. No entanto, a recente identificação da bactéria E. bugandensis como predominante levanta preocupações adicionais.


Os cientistas conduziram uma análise detalhada para entender a mutação da bactéria no ambiente extremo da EEI. O estudo envolveu a análise dos genomas e funcionalidades alteradas da bactéria, a identificação da abundância da população de E. bugandensis na estação e o estudo das interações metabólicas da bactéria com outros microrganismos.


“O estudo revelou que as estirpes isoladas na EEI sofreram mutações, tornando-se geneticamente e funcionalmente distintas em comparação com as suas contrapartes terrestres”, reportou a NASA. “Estas estirpes conseguiram persistir viavelmente na EEI ao longo do tempo em abundâncias significativas”, acrescentou.


Os investigadores também descobriram que as estirpes mutantes apresentavam um número de genes significativamente mais elevado do que as estirpes terrestres, o que sugere que estes novos genes poderiam ser responsáveis pela sua resistência a múltiplos fármacos.


O ambiente extremo da EEI, com condições como microgravidade, radiação solar intensa e níveis elevados de dióxido de carbono, forçou a bactéria a adaptar-se e mutar para sobreviver. Fatores adicionais como ventilação, humidade e pressão do ar poderão ter contribuído para o desenvolvimento e proliferação da E. bugandensis na estação.


A NASA enfatizou a importância de estudar como os microrganismos sobrevivem em ambientes extremos na EEI, sugerindo que esta pesquisa pode levar ao desenvolvimento de medidas preventivas mais eficazes para proteger a saúde dos astronautas no futuro.


NASA encontra bactérias mutantes na Estação Espacial Internacional que não existem na Terra – Executive Digest (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di