Avançar para o conteúdo principal

Este painel solar produz água pura e mais eletricidade


Painel solar produz água pura e mais eletricidade
Unidades experimentais testadas na Arábia Saudita.
[Imagem: Renyuan Li et al. - 10.1016/j.xcrp.2022.100781]

Eletricidade e água

Usando um hidrogel especial, cientistas e engenheiros da Arábia Saudita criaram um sistema alimentado por energia solar que cultiva hortaliças usando água extraída do ar atmosférico, ao mesmo tempo que produz eletricidade com maior eficiência.

A demonstração prática do conceito representa uma estratégia sustentável e de baixo custo para melhorar a segurança alimentar e hídrica para pessoas que vivem em regiões de clima seco.

"Nosso projeto tira água do ar usando energia limpa que seria desperdiçada e é adequado para fazendas descentralizadas e de pequena escala em lugares remotos, como desertos e ilhas oceânicas," disse o professor Peng Wang, da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah.

Captura da umidade do ar

O sistema é composto por um painel solar fotovoltaico comum, montado sobre uma estrutura modificada, que contém uma bandeja inferior, para acomodar uma camada de hidrogel, e uma caixa metálica para condensar e coletar água.

O hidrogel, desenvolvido pela equipe em uma pesquisa anterior, absorve o vapor de água do ar ambiente durante a noite e libera o conteúdo de água quando aquecido. O próprio calor residual dos painéis solares expulsa a água absorvida pelo hidrogel. A caixa de metal abaixo coleta o vapor e condensa o vapor em água.

Além de produzir água pura, o hidrogel absorve o calor e diminui a temperatura dos painéis, o que tem como efeito adicional um aumento na eficiência dos painéis solares fotovoltaicos de até 9%.

Painel solar produz água pura e mais eletricidade
Esquema do projeto consorciado de produção de água, eletricidade e cultivo de plantas.
[Imagem: Renyuan Li et al. - 10.1016/j.xcrp.2022.100781]

Cultivo de espinafres

A equipe realizou um teste de cultivo de plantas no deserto da Arábia Saudita por duas semanas, durante o período mais quente do ano. A água coletada exclusivamente do ar por quatro painéis solares de pequeno porte foi suficiente para irrigar 60 sementes de espinafre cultivadas em uma caixa plástica.

Ao longo do experimento, o painel solar, com tamanho semelhante ao de uma carteira escolar, gerou um total de 1.519 watts-hora de eletricidade, e 57 das 60 sementes de espinafre brotaram e cresceram normalmente até 18 centímetros. No total, cerca de 2 litros de água foram condensados do hidrogel durante o período de duas semanas.

"Nosso objetivo é criar um sistema integrado de energia limpa, água e produção de alimentos, especialmente a parte de criação de água em nosso projeto, que nos diferencia da agrofotovoltaica atual," disse Wang.

Para transformar o projeto de prova de conceito em uma tecnologia para uso real, a equipe planeja voltar ao estudo do hidrogel, para aumentar sua eficiência e absorver mais água do ar.

Bibliografia:

Artigo: An integrated solar-driven system produces electricity with fresh water and crops in arid regions
Autores: Renyuan Li, Mengchun Wu, Sara Aleid, Chenlin Zhang, Wenbin Wang, Peng Wang
Revista: Cell Reports Physical Science
DOI: 10.1016/j.xcrp.2022.100781

Artigo: Hybrid Hydrogel with High Water Vapor Harvesting Capacity for Deployable Solar-Driven Atmospheric Water Generator
Autores: Renyuan Li, Yusuf Shi, Mossab Alsaedi, Mengchun Wu, Le Shi, Peng Wang
Revista: Environmental Science & Technology
Vol.: 52, 11367-11377

DOI: 10.1021/acs.est.8b02852 


Painel solar produz água pura e mais eletricidade (inovacaotecnologica.com.br)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di