Uma equipa de investigadores da Universidade John Hopkins, nos EUA, criou um novo material capaz de absorver ondas de choque e que é tão forte como o ferro, embora leve como uma espuma. Os cientistas tiram partido dos elastómeros de cristal líquido que aliam elasticidade à estabilidade, os LCE. Este material geralmente é usado para criar atuadores e músculos artificiais empregues na robótica, mas os investigadores usaram-no agora pelo seu potencial de absorção de energia.
O novo material consiste em várias camadas de LCE integradas em estruturas de suporte de forma alternada, numa repetição consistente. O formato em camada permite dissipar o efeito da onda de choque de forma eficaz. Nos testes em laboratório, os materiais foram sujeitos a impactos de objetos com pesos entre os 1,8 quilos e os 6,8 quilos a velocidades de 35,4 km/h e passaram com distinção, noticia o New Atlas. E quanto mais camadas foram colocadas, maior foi a capacidade de absorção, com uma estrutura de quatro camadas a ostentar quase o dobro da densidade de absorção de energia do que uma estrutura de camada única.
Os investigadores pretendem agora testar o impacto de objetos com outros pesos e a velocidades mais rápidas, embora estejam bastante otimistas quanto à capacidade de absorção nesses cenários também.
Potenciais usos deste material passam por capacetes, armaduras corporais, para-choques e outras proteções de veículos e aeronaves. O desenho de alguns destes equipamentos já está em curso, graças a uma parceria com uma empresa privada, e destina-se a atletas e militares.
Leia mais sobre a investigação no Advanced Materials.
Comentários
Enviar um comentário