Avançar para o conteúdo principal

Z-Triton: a bicicleta elétrica que funciona como caravana e barco



 Este veículo híbrido funciona sem a necessidade de combustível e é usado para viajar por terra, mar e acampar.


Aigars Lauzis, o CEO da Zeltini, conseguiu criar o veículo perfeito para viajar pelo mar e pelas montanhas sem ter que apanhar um comboio ou barco. Parece uma piada, mas é verdade: esta bicicleta elétrica é uma caravana e um barco, um verdadeiro 3 em 1.


O designer radicado em Londres é um grande fã de ciclismo, mas também de viagens. Depois de viajar o mundo de bicicleta, do Reino Unido ao Japão, percebeu as deficiências que as viagens atavés deste meio acarretam. A falta de espaço de armazenamento, o cansaço que coloca nas pernas e o facto de se limitar a andar apenas em estradas habilitadas para as suas rodas tornam-na pouco recomendada para viagens longas. No entanto, o empresário não quis usar uma alternativa poluente como o carro, então decidiu criar o veículo dos seus sonhos, o Z-Triton.


Este veículo pode ser usado para viajar, atravessar rios e lagos e acampar no meio da floresta ou na praia. Além disso, é um veículo 100% elétrico. A parte traseira, que corresponde à caravana, tem capacidade para acomodar até duas pessoas, além de guardar bagagens.


O projeto já dura há mais de quatro anos e após várias mudanças e melhorias foi divulgada a sua versão final. Já em 2020 Lauzis lançou um primeiro protótipo, que modificou durante dois anos para criar uma versão muito mais completa e segura.


O Z-Triton 2.0 foi completamente redesenhado e agora possui um motor de 1000W e recursos adicionais de segurança, como amortecedores traseiros e travões a disco. Além disso, o selim foi elevado para que o ciclista possa pedalar com mais conforto.


A bicicleta tem autonomia total de 50 quilómetros e o barco de 20 quilómetros. Caso o motor fique sem bateria, basta pedalar ou remar como se fosse um veículo tradicional.



Leva apenas cinco minutos para mudar para o modo de barco. O motor desta versão é de 1.150 w e é controlado por um volante em forma de N. O designer também acrescentou vários controlos que melhoram a condução e permitem que o barco seja movido lateralmente.


A parte da caravana apresenta algumas novidades como mesa removível para comer, um pouco mais de espaço, rádio bluetooth, GPS e um espaço para bagagem.


Este veículo híbrido estará à venda no final do ano e custará 14.500 euros, embora também possa ser alugado. Eis um vídeo para ver como funciona:



https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2022/02/24/51130-z-triton-a-bicicleta-eletrica-que-funciona-como-caravana-e-barco

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di