Avançar para o conteúdo principal

Z-Triton: a bicicleta elétrica que funciona como caravana e barco



 Este veículo híbrido funciona sem a necessidade de combustível e é usado para viajar por terra, mar e acampar.


Aigars Lauzis, o CEO da Zeltini, conseguiu criar o veículo perfeito para viajar pelo mar e pelas montanhas sem ter que apanhar um comboio ou barco. Parece uma piada, mas é verdade: esta bicicleta elétrica é uma caravana e um barco, um verdadeiro 3 em 1.


O designer radicado em Londres é um grande fã de ciclismo, mas também de viagens. Depois de viajar o mundo de bicicleta, do Reino Unido ao Japão, percebeu as deficiências que as viagens atavés deste meio acarretam. A falta de espaço de armazenamento, o cansaço que coloca nas pernas e o facto de se limitar a andar apenas em estradas habilitadas para as suas rodas tornam-na pouco recomendada para viagens longas. No entanto, o empresário não quis usar uma alternativa poluente como o carro, então decidiu criar o veículo dos seus sonhos, o Z-Triton.


Este veículo pode ser usado para viajar, atravessar rios e lagos e acampar no meio da floresta ou na praia. Além disso, é um veículo 100% elétrico. A parte traseira, que corresponde à caravana, tem capacidade para acomodar até duas pessoas, além de guardar bagagens.


O projeto já dura há mais de quatro anos e após várias mudanças e melhorias foi divulgada a sua versão final. Já em 2020 Lauzis lançou um primeiro protótipo, que modificou durante dois anos para criar uma versão muito mais completa e segura.


O Z-Triton 2.0 foi completamente redesenhado e agora possui um motor de 1000W e recursos adicionais de segurança, como amortecedores traseiros e travões a disco. Além disso, o selim foi elevado para que o ciclista possa pedalar com mais conforto.


A bicicleta tem autonomia total de 50 quilómetros e o barco de 20 quilómetros. Caso o motor fique sem bateria, basta pedalar ou remar como se fosse um veículo tradicional.



Leva apenas cinco minutos para mudar para o modo de barco. O motor desta versão é de 1.150 w e é controlado por um volante em forma de N. O designer também acrescentou vários controlos que melhoram a condução e permitem que o barco seja movido lateralmente.


A parte da caravana apresenta algumas novidades como mesa removível para comer, um pouco mais de espaço, rádio bluetooth, GPS e um espaço para bagagem.


Este veículo híbrido estará à venda no final do ano e custará 14.500 euros, embora também possa ser alugado. Eis um vídeo para ver como funciona:



https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2022/02/24/51130-z-triton-a-bicicleta-eletrica-que-funciona-como-caravana-e-barco

Comentários

Notícias mais vistas:

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos esmagados por um muro em Braga

 A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvida. O muro em questão era uma estrutura que, desde 1996, acolhera as caixas de correio de um prédio ali existente, mas que, em 2012, deixou de ter qualquer utilidade. A administração do condomínio tinha sido alertada para o estado de degradação O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram esmagados por um muro, em 2014. Por sentença de 18 de junho, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira e que surge mais de um ano depois do início do julgamento, o tribunal determinou que a indemnização seja paga pela empresa administradora de condomínio responsável pela construção, sem licenciamento camarário, do referido muro, para acolher as caixas de correio de um prédio. O pagamento será assegurado pelo condomínio e respetivas seguradoras. A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvid...

ET15 é o novo drone português para «missões de emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra»

  Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados e georreferenciação em tempo real». Consegue transportar um máximo de quinze quilos e tem autonomia para cem quilómetros: o ET15 é um drone com o aspecto de um avião, com dois motores a hélice e capacidade VTOL, desenvolvido pela startup nacional Eliot, em parceria com a Rangel Logistics Solutions. A empresa descreve-o como uma «solução logística aérea de baixo custo» preparada para aterrar em «zonas de acesso limitado». Entre as principais aplicações do ET15 estão missões de «emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra», com a Eliot a garantir que consegue operar de «forma rápida, segura e silenciosa». Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados, georreferenciação em tempo real, compartimentos dedicados a transportes de carga sensível [como “sangue, tecidos, medicamentos ou órgãos para t...