Avançar para o conteúdo principal

Tesouro do séc. XXI. Há um disco rígido com 8 mil bitcoins perdido numa lixeira - vale 180 milhões de euros



 Infortúnio aconteceu a um engenheiro informático, em 2013. Passados nove anos, há um plano para recuperar o aparelho multimilionário


A história deste tesouro soterrado algures entre 110 mil toneladas de lixo começa em 2013, quando um engenheiro informático teve “o mais absurdo e triste dia da sua vida”.


James Howells, agora com 37 anos, está a tentar recuperar o disco rígido que, no seu interior, tem o equivalente a 180 milhões de euros em criptomoeda. Para isso, o engenheiro terá de encontrar o aparelho que tem o mesmo tamanho de um iPhone 6 e que ainda estará no aterro municipal da cidade de Newport, no País de Gales.


A história foi contada pelo próprio Howells, numa entrevista ao Business Insider, em que explicou que guardava um par de discos idênticos numa gaveta de casa. Um estava completamente vazio e o outro continha 8 mil bitcoins, que tinha adquirido através de operações domésticas de mineração, tendência que estava a ganhar popularidade naquela altura. E foi a partir daqui que tudo correu mal. James queria desfazer-se do aparelho vazio, mas terá cometido o maior engano da sua vida e o dispositivo que foi parar ao lixo valeria hoje 180 milhões de euros.


Em 2013, o próprio chegou a contar o seu infortúnio à BBC. 


No dia em que foi parar ao lixo valeria cerca de 100 mil euros e ao fim de uns meses perdido no meio daquilo que ninguém quer tinha atingido os 8,5 milhões de euros.


Passados nove anos de arrependimento e busca por soluções, James Howells pediu autorização às autoridades de Newport para arrancar com um plano de resgate por si delineado. A ideia do especialista em computação passa por uma triagem do lixo, com o auxílio de um braço de metal de grandes dimensões conectado a uma plataforma de inteligência artificial e análise de imagens.


Operação de resgate vai custar 10 milhões de euros

O plano de Howells acarreta um custo que rondará os 10 milhões de euros, sem contar com o investimento prévio em instrumentos tecnologicamente avançados e com os especialistas em dragagem industrial, gestão de resíduos e até um dos homens que resgatou a caixa negra do vaivém espacial Columbia, que se desintegrou durante a aterragem, em fevereiro de 2003.


Caso o disco seja encontrado, está prometida uma quantia fixa para todos estes elementos e um décimo dos 180 milhões de euros será doado para projetos sociais relacionados com criptomoeda em Newport.


James acredita que encontrar o disco rígido não é uma utopia. 


“No cenário mais pessimista, levaria cerca de três anos para filtrar completamente o lixo, mas as simulações de computador que eu mesmo realizei sugerem que poderíamos terminar a tarefa em cerca de 18 meses”, perspetivou, acrescentando que isso “reduziria os custos totais para pouco mais de seis milhões”.


Tesouro do séc. XXI. Há um disco rígido com 8 mil bitcoins perdido numa lixeira - vale 180 milhões de euros - CNN Portugal (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...