Avançar para o conteúdo principal

Nissan apresenta o ProPILOT 2.0, o concorrente do Autopilot da Tesla

Atualmente um dos trunfos da Tesla, se não mesmo o maior, é o sistema Autopilot. Várias marcas já mostraram os seus argumentos no que toca a baterias e motores elétricos. Contudo, não tem sido fácil desenvolver uma solução de piloto automático que ombreie com a Tesla. Entretanto, a Nissan diz que tem algo melhor.

A Nissan acaba de lançar no Japão o seu novo sistema de condução do carro de condução autónoma, o PROPILOT 2.0.


Imagem Nissan ProPILOT 2.0, o concorrente do Autopilot da Tesla


Nissan PROPILOT 2.0 versus Tesla Autopilot
O PROPILOT 2.0 é um sistema avançado de condução que traz mais que o seu antecessor, o PROPILOT original. Este permite a condução sem as mãos no volante, um recurso que podemos encontrar, por exemplo, na Audi com o Traffic Jam Assist ou na Cadillac, com o Super Cruise. Portanto, estamos a falar de um sistema com autonomia de nível 3.

A condução “mãos livres” será legal nas autoestradas do Japão. Contudo, esta funcionalidade está mais restrita nalgumas regiões, como acontece na Europa (onde a legislação recentemente voltou a apertar as regras).

Além disso, o ProPILOT 2.0 oferecerá a chamada «Condução navegada», uma função que tira proveito de uma rota predefinida, permitindo circular de forma autónoma por uma autoestrada de várias vias até à saída programada, podendo mesmo mudar de faixa de rodagem. Esta função é muito parecida com a proposta no sistema navegação com Autopilot da Tesla.

PROPILOT 2.0 também permite mudar de faixa de rodagem
O sistema da Nissan pode mudar de faixa de rodagem automaticamente. Contudo, antes de realizar esta manobra, o condutor terá de a aprovar.

De acordo com a empresa japonesa, tecnicamente o sistema poderá realizar as mudanças de via sem necessidade de aprovação do condutor, mas neste ponto as autoridades japonesas não permitem esta ação. Novamente estamos perante uma limitação similar à do Autopilot da Tesla.

Sistema de câmaras mais avançado que o da Tesla
Quanto ao hardware utilizado, destaca-se o uso de sensores ultrassónicos, um radar frontal, quatro radares laterais e sete câmaras. Embora o Tesla Autopilot tenha oito câmaras, o sistema Nissan tem um trunfo que o coloca em vantagem, isto porque as suas câmaras são trifocais, o que permite uma maior precisão a longa distância.

Os radares laterais são redundantes e melhorarão o funcionamento de todo o sistema. Como a Tesla, a Nissan não aposta no sistema LiDAR nos seus carros autónomos “atualmente” (ao contrário de Elon Musk, a empresa japonesa acredita que, para os níveis 4 e 5 de automação, o LiDAR será necessária).

O ProPILOT 2.0 utiliza mapas GPS com precisão centimétrica, que são carregados dentro do carro e atualizados via OTA. Nas estradas com mudanças temporárias no seu limite de velocidade, as câmaras do carro poderão ler sinais de trânsito e alterar a velocidade máxima registada nos seus mapas.

Sistema de Inteligência artificial disponível a qualquer bolso
Atualmente, o PROPILOT 2.0 só está disponível no Nissan Skyline, dentro do Japão (Infiniti Q50 na Europa). No entanto, a marca nipónica irá gradualmente adicionar mais modelos e mercados.

Portanto, estamos perante um sistema muito parecido com o Autopilot da Tesla, contudo, o ProPILOT2.0 da Nissan promete algo totalmente diferente: uma democratização da alta tecnologia a preços mais baixos, IA para todos, mesmo para compradores de um carro barato, que começa nos 11.500 dólares (o veículo já com o sistema).

https://pplware.sapo.pt/motores/nissan-apresenta-o-propilot-2-0-o-concorrente-do-autopilot-da-tesla/

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...