Avançar para o conteúdo principal

Vodafone, MEO e NOS: Os tarifários livres já não são mais "livres"



Já foi o tempo em que ter um tarifário "livre" era verdadeiramente livre. A Vodafone e a MEO já cobravam valores pelos seus tarifários livres, agora é a vez da NOS.

Estes tarifários já não tem a popularidade de outrora, contudo, ainda há casos e pessoas que não precisam de ter dados, chamadas ou SMS's nos telemóveis. Certamente que conheces alguém que só tem um telemóvel para uma eventualidade. Para essas pessoas é que o tarifário "livre" era perfeito.

Porém, as coisas não são mais assim. A NOS juntou-se à MEO e Vodafone e começou a cobrar o valor ao cliente para ter um tarifário "livre de obrigações". As operadoras chamam-lhe de manutenção. Mas algo me diz que essa é uma forma bonita de dizer ao cliente que não devia ter aquele tarifário e que vai pagar mesmo assim!

Valor que as operadoras cobram por cada tarifário livre
Vodafone: 1.50€ de 2 em 2 meses
MEO: 1€ mensal (2€ em dois meses)
NOS: 1.50€ de 2 em 2 meses

A definição de "livre" deixou de existir para as operadoras portuguesas. Os cartões "livres" necessitavam apenas de receber e efetuar chamadas de forma a ficarem ativos. Contudo, isso não traz lucro à empresa, ou seja, algo tem de ser feito para mudar. Visto que todas fazem, não há forma de dar a volta.

Ou seja, este tipo de cartões que era muitas vezes usado em elevadores, portões de garagem ou até para pessoas que não usam o telemóvel rigorosamente para nada a não ser estar conectáveis, passou a custar cerca de 1,5€ de 2 em 2 meses na melhor das hipóteses.

Para termos a cereja no topo do bolo duas das operadoras não nos dizem isso na cara. A MEO e a NOS escondem a informação no meio das "notas" acerca do tarifário. A Vodafone, por sua vez, admite que tem uma "manutenção" com letras visíveis e num local decente. (Ver abaixo a edição)


Qual a solução?

Sinceramente, se queres uma destas operadoras está complicado ter uma solução. Contudo, ainda há pelo menos uma operadora, a UZO, que faz tarifários sem "manutenção" e que apenas precisas de fazer chamadas (pagas) de 120 em 120 dias para o cartão ficar ativo. Tal como antigamente nas operadoras. Gostava de te dar mais operadoras como solução mas as que o faziam deixaram de conseguir competir no meio dos tubarões.

https://4gnews.pt/vodafone-meo-nos-tarifarios-ja-nao-sao-livres/

Comentário do Wilson: Além da UZO (ligada à rede da MEO) também existe o "Vodafone Directo", nem uma nem outra são vendidos em loja, apenas por telefone ou internet.

Comentários

  1. Além da UZO (ligada à rede da MEO) também existe o "Vodafone Directo", nem uma nem outra são vendidos em loja, apenas por telefone ou internet.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di