Avançar para o conteúdo principal

Pode o ar condicionado ser usado para limpar o ar?



Um conjunto de investigadores do Institute for Micro Process Engineering na Alemanha apresentou um estudo onde defende que os aparelhos de ar condicionado podem ser usados para eliminar o dióxido de carbono do ar.

O estudo destes investigadores ainda não passou do papel e descreve algumas alterações que teriam de ser feitas nos aparelhos de forma a que estes absorvessem o ar quente e também o dióxido de carbono. Um filtro especial seria usado para capturar carbono e água do ar e transformá-los em combustível que pudesse alimentar a casa ou escritório onde o ar condicionado estivesse instalado, noticia o Gizmodo.

Os cientistas explicam que é possível construir uma micro-grelha alimentada com o carbono e, desta forma, contribuir para limpar o ar e não contribuir para aumentar as emissões poluentes. Segundo o relatório, um único edifício de escritórios podera conseguir produzir mais de dois milhões de litros deste combustível num ano.

A comunidade científica está a dar os primeiros passos nas tecnologias de captura e transformação de carbono, com o desafio atual a ser o elevado consumo de energia que é necessário para o fazer: para remover o carbono do ar é necessário usar tanta eletricidade, que acabamos por emitir mais carbono do que o que é captado.

Esta solução, se permitisse um equilíbrio entre o combustível produzido e o que é necessário, já seria um ganho, uma vez que um futuro cada vez mais quente vai significar que precisaremos de mais aparelhos de ar condicionado também.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-05-07-Pode-o-ar-condicionado-ser-usado-para-limpar-o-ar-

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

  Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer. Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento.  É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado. Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé. 61€? Como? Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi d...