Avançar para o conteúdo principal

Um asteroide gigante vai passar pela Terra e está a unir cientistas de todo o mundo

É em 2029 que o asteroide Apophis vai passar perto da Terra. Um fenómeno raro, mas que não deverá trazer perigo ao planeta. No entanto, os cientistas querem saber precaver perigos futuros e debater o que fazer se um asteroide colidir, de facto, com a Terra.

Vai ser um momento raro, possível de ser visto (com muito detalhe) ao telescópio e até a olho nu. Dentro de 10 anos, um asteroide gigante (de cerca de 335 metros de largura) vai passar junto ao planeta Terra.

Chama-se 99942 Apophis - a designação grega para um deus egípcio, conhecido como "o Lorde do Caos", que tenta engolir o sol.

Apesar do nome do asteroide profetizar um destino assustador, não há motivos para preocupação. Contrariamente ao que os cientistas pensaram inicialmente quando o asteroide foi avistado, em dezembro de 2004, o Apophis não irá chocar contra a Terra. Os cálculos feitos pela NASA estimam que o grande asteroide passa a uma distância de cerca de 35 mil quilómetros do nosso planeta.

"Quando o asteroide passar sobre o oceano Atlântico, o seu rasto transformar-se-á de cor vermelha para cinzenta - esse será o momento em que estará mais próximo da Terra. Depois, o asteroide deixará de ser visível", explica a NASA.

Apesar de, para já, o planeta estar livre de perigo, os cientistas querem estudar o eventual cenário de um asteroide realmente colidir com a Terra e perceber que mecanismos de defesa podem ser ativados.

"O Apophis é representativo de cerca de 2 mil asteroides potencialmente perigosos que existem atualmente", afirmou Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, citado pela CNN . "Ao observar a passagem do Apophis, vamos recolher conhecimento científico importante que, um dia, poderá ser útil para a defesa planetária."

A passagem do asteroide vai ser o tema em destaque, esta semana, na Conferência para a Defesa Planetária, em College Park, no estado do Maryland, nos Estados Unidos da América. Várias agências internacionais vão juntar-se para discutir a descoberta e o estudo de objetos que passem perto do planeta Terra.

https://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/um-asteroide-gigante-vai-passar-pela-terra-e-esta-a-unir-cientistas-de-todo-o-mundo-10853809.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di