Avançar para o conteúdo principal

Cápsula da SpaceX ficou totalmente destruída, confirmou senador dos EUA

A cápsula Crew Dragon da SpaceX explodiu a 20 de abril durante um teste em terra no Centro Espacial Kennedy, disse esta quarta-feira um senador americano, questionado sobre o que a Nasa chamou de uma "anomalia".

"A anomalia mais recente da SpaceX provocou a perda total da cápsula", afirmou durante uma audiência o senador Richard Shelby, presidente de uma comissão do Senado que administra o orçamento da Nasa.

O senador perguntou ao diretor da Nasa, Jim Bridenstine, se "como é tradição quando se perdem os veículos, a Nasa realizaria a sua própria investigação independente". O diretor da Nasa respondeu que a agência espacial investigaria juntamente com a SpaceX.

"Então não é uma investigação rigorosamente independente?", questionou o senador.

"Isto não é rigorosamente uma investigação independente", admitiu Bridenstine.

O acidente de 20 de abril representa um problema maior do que a agência espacial tinha reconhecido até agora. Nem a SpaceX nem a Nasa admitiram oficialmente que houve uma explosão, sob pretextos de que a investigação está em curso.

Mas uma nuvem de fumo foi fotografada no local, enquanto um vídeo interno da explosão foi publicado no Twitter e cuja autenticidade foi indiretamente confirmada pela Nasa.

Espera-se que a cápsula da Crew Dragon se torne um dos dois táxis da Nasa para a Estação Espacial Internacional até ao fim do ano. O primeiro voo tripulado, com dois astronautas, estava previsto para antes do fim do ano — mas agora foi posto em xeque.

O modelo que explodiu a 20 de abril, durante o teste das suas hélices, seria lançado por um foguete nos próximos meses durante um teste de sistema de emergência em grande escala, que permitirá regressar à Terra se o foguete em algum momento tiver um problema.

https://24.sapo.pt/amp/atualidade/artigos/capsula-da-spacex-ficou-totalmente-destruida-confirmou-senador-dos-eua

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...