Todos somos testemunhas de uma revolução permanente na atual indústria automóvel. Além das novidades nos veículos elétricos que estão no mercado, são apresentados projetos que arrastam mais a evolução deste segmento. Assim, a Lightyear quer fazer melhor, quer mesmo integrar células solares no carro elétrico.
Esta empresa, com sede em Helmond, Holanda, tem em mãos um projeto que recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.
Lightyear One será o primeiro carro elétrico solar de longo alcance
A Lightyear anunciou o seu primeiro carro solar de cinco lugares de longo alcance totalmente elétrico. Assim, o Lightyear One será lançado em protótipo no dia 25 de junho em Katwijk, na Holanda.
A empresa orgulha-se de ter angariado 15 milhões de euros para o projeto em menos de dois anos e abriu a sua própria unidade de produção em Helmond.
Espera-se que a produção de baixo volume do Lightyear One comece em 2020. Até ao momento, quase 100 pessoas reservaram o carro deixando os respetivos depósitos.
Caraterísticas do carro elétrico solar:
Graças à construção leve e ao formato aerodinâmico, espera-se que o carro tenha um alcance de 400 a 800 km (250-500 milhas) e as células fotovoltaicas poderão, em teoria, fornecer eletricidade até 20.000 km anualmente.
Em termos de motor, este não terá um, mas sim 4. Isto porque cada roda tem o seu próprio motor, conseguindo assim uma eventual melhoria na eficiência e ganha também tração às quatro rodas.
Aliás, se recuarmos ao início deste ano, vemos que a marca está alinhada com o desafio da União Europeia. Esta entidade promove projetos para que carros elétricos consigam chegar aos mil quilómetros de autonomia.
https://pplware.sapo.pt/motores/lightyear-sera-primeiro-carro-eletrico-solar-de-longo-alcance/
Comentário do Wilson:
Até 20.000Km por ano significa até 55Km por dia o que deverá, na maior parte dos casos e em países com muito sol como portugal, ser suficiente para ir todos os dias úteis até o emprego.
Comentários
Enviar um comentário