Avançar para o conteúdo principal

Lightyear One será primeiro carro elétrico solar de longo alcance



Todos somos testemunhas de uma revolução permanente na atual indústria automóvel. Além das novidades nos veículos elétricos que estão no mercado, são apresentados projetos que arrastam mais a evolução deste segmento. Assim, a Lightyear quer fazer melhor, quer mesmo integrar células solares no carro elétrico.

Esta empresa, com sede em Helmond, Holanda, tem em mãos um projeto que recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Lightyear One será o primeiro carro elétrico solar de longo alcance
A Lightyear anunciou o seu primeiro carro solar de cinco lugares de longo alcance totalmente elétrico. Assim, o Lightyear One será lançado em protótipo no dia 25 de junho em Katwijk, na Holanda.

A empresa orgulha-se de ter angariado 15 milhões de euros para o projeto em menos de dois anos e abriu a sua própria unidade de produção em Helmond.

Espera-se que a produção de baixo volume do Lightyear One comece em 2020. Até ao momento, quase 100 pessoas reservaram o carro deixando os respetivos depósitos.


Caraterísticas do carro elétrico solar:

Graças à construção leve e ao formato aerodinâmico, espera-se que o carro tenha um alcance de 400 a 800 km (250-500 milhas) e as células fotovoltaicas poderão, em teoria, fornecer eletricidade até 20.000 km anualmente.

Em termos de motor, este não terá um, mas sim 4. Isto porque cada roda tem o seu próprio motor, conseguindo assim uma eventual melhoria na eficiência e ganha também tração às quatro rodas.


Aliás, se recuarmos ao início deste ano, vemos que a marca está alinhada com o desafio da União Europeia. Esta entidade promove projetos para que carros elétricos consigam chegar aos mil quilómetros de autonomia.

https://pplware.sapo.pt/motores/lightyear-sera-primeiro-carro-eletrico-solar-de-longo-alcance/

Comentário do Wilson:
Até 20.000Km por ano significa até 55Km por dia o que deverá, na maior parte dos casos e em países com muito sol como portugal, ser suficiente para ir todos os dias úteis até o emprego.

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...