Avançar para o conteúdo principal

A partir de 2019 todos os Smart serão elétricos

A Smart anunciou o abandono dos motores de combustão interna a partir de 2019. No seu lugar apenas haverá motores elétricos.

A Daimler aproveitou o Salão de Frankfurt para anunciar medidas mais concretas sobre a estratégia CASE, que evolverá as duas marcas do grupo: Mercedes-Benz e Smart.

CASE é o acrónimo de Connected, Autonomous, Shared e Electric – conectado, autónomo, partilhado e elétrico -, e são os quatro pilares de desenvolvimento que vão guiar estas duas marcas nos próximos anos. E foi precisamente em Frankfurt que pudemos ver o primeiro concept que integrou todas estas características – o smart vision EQ fortwo.

No seguimento desta estratégia, a Smart anunciou que os seus modelos com motores térmicos serão descontinuados. Por outras palavras: a partir de 2019 só haverá automóveis Smart com motores elétricos.

Esta medida será aplicada inicialmente na Europa e Estados Unidos da América, mas será progressivamente aplicada em todos os mercados onde a marca opera.

Voltar às origens

Esta medida não deixa de ser um regresso às origens da marca. O Smart nasceu na década de 90 de uma parceria entre a Daimler e a Swatch – sim, essa mesmo, a dos relógios. A ideia original proveio de Nicolas Hayek, CEO da Swatch naquela época, e idealizava sobre um novo automóvel citadino que recorresse às mesmas estratégias de produção e personalização que tão bem serviram a Swatch. A ideia ganharia rapidamente o nome de “Swatchmobile”.

Segundo a visão original de Hayek, o pequeno carro de apenas dois lugares seria elétrico – com motores montados nas rodas -, sem dúvida a melhor solução para as deslocações urbanas. Mas tal não aconteceria. Só 10 anos após o lançamento do primeiro Smart, já em 2007, é que o popular citadino ganhou uma motorização elétrica.

O anúncio agora efetuado é como um regresso ao ponto de partida. Finalmente a Smart vai corresponder àquele que foi o seu desígnio inicial.

Nova «velha» Smart

É uma medida significativa, que praticamente reinventa a marca, obrigando a uma nova abordagem e até mentalidade por todos os que lidam com ela, onde se inclui a rede de distribuição em Portugal. Esta já prepara o terreno para uma Smart convertida à mobilidade 100% elétrica.

https://www.razaoautomovel.com/2017/09/smart-serao-eletricos-2019

Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

Há um remédio antigo que pode proteger os cérebros da doença de Alzheimer

 Numa nova e importante descoberta, que já dura há quase uma década, investigadores da Harvard Medical School dizem ter encontrado uma chave que pode desvendar muitos dos mistérios da doença de Alzheimer e do envelhecimento do cérebro - o humilde metal lítio. O lítio é mais conhecido pela medicina como um estabilizador de humor administrado a pessoas com perturbação bipolar e depressão. Foi aprovado pelo regulador norte-americano, a Food and Drug Administration, em 1970, mas foi utilizado pelos médicos para tratar perturbações do humor quase um século antes. Agora, pela primeira vez, os investigadores demonstraram que o lítio está naturalmente presente no organismo em pequenas quantidades e que as células necessitam dele para funcionar normalmente - tal como a vitamina C ou o ferro. Parece também desempenhar um papel fundamental na manutenção da saúde do cérebro. Numa série de experiências publicadas recentemente na revista Nature, os investigadores das universidades norte-american...