Avançar para o conteúdo principal

Ouvir música ajuda mesmo à concentração?

Investigadores têm analisado o efeito de ouvir música enquanto se trabalha. As conclusões de um estudo recente mostram que ouvir música só ajuda quando se tem em mãos uma tarefa mais criativa.

Na década de 1990, os media chamaram a atenção para um estudo que mostrava que ouvir música de Mozart (e depois vários outros estudos subsequentes sobre Blur, Schubert ou até do audiolivro de Stephen King) permitia aumentar a performance de rotação espacial, que é descrita como rodar uma forma 3D mentalmente para verificar se equivale a outra forma ou não. Mais tarde, estes estudos passaram a não estar relacionados com a música de um artista ou outro e descreveram as condições ótimas para se conseguir trabalhos mais criativos, noticia o The Conversation.

Para tarefas que exijam mais concentração, os investigadores da Academia de Ciências da China descrevem o efeito do som irrelevante. Nestes estudos, os utilizadores são convidados a memorizar sequências de letras e números, enquanto ouvem música. Mesmo que sejam faixas do seu agrado, a memorização tende a ser pior quando há música do que quando só há silêncio. O efeito do som irrelevante mostra que é difícil processar duas fontes de informação que chegam em simultâneo, seja a música e as sequências de letras ou números, seja a música e um trabalho que exija mais concentração.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2017-11-13-Ouvir-musica-ajuda-mesmo-a-concentracao-

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...